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A Lei nº 12.010/09, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou obrigatória, como parte do processo de habilitação para adotar crianças e/ou adolescentes, a participação em grupos reflexivos de apoio à adoção, bem como a necessidade de avaliação dos postulantes à adoção pela equipe técnica do Juízo.

Sobre o trabalho das equipes técnicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve propiciar a flexibilização do perfil do filho idealizado, oportunizando reflexões sobre as adoções tardias e/ou adoções necessárias.

II. Deve elaborar terapeuticamente o luto viril, necessariamente decorrente da incapacidade biológica de gerar homens.

III. Deve apoiar o(s) adotante(s) na constituição de vínculos com o(s) adotando(s), auxiliando-os a lidar com as necessidades e dificuldades psicológicas e afetivas que podem surgir nesse processo.

Assinale:
Com relação à Teoria Relacional Sistêmica, analise as afirmativas a seguir.

I. A família é um sistema fechado, pouco permeável à comunidade circundante, com duas tendências fundamentais: para a homeostasia e para a transformação.

II. Um elemento portador de um sintoma psicológico deve ser considerado, no seu contexto familiar e social, como sinal de uma homeostasia perturbada no sistema.

III. No diagnóstico sistêmico não deve ser esquecido o papel do terapeuta na análise do conjunto.

Assinale:
Ana Maria, psicóloga concursada do Tribunal de Justiça, foi designada para elaborar laudo acerca de disputa litigiosa de guarda de filhos. No decorrer das entrevistas com os pais, Ana Maria tomou conhecimento de que a mãe das crianças fora vítima de abuso sexual na infância.

À luz da Resolução nº 007/2003, assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado na confecção do laudo.

“O abandono de crianças não é um fato recente e as primeiras instituições que começaram a assisti-las estavam sob influência da Igreja e tinham caráter caritativo. Somente a partir do Século XIX, o Estado passou a se responsabilizar por essa área, assumindo um papel mais ativo no atendimento de crianças e adolescentes e implantando políticas que iam se distanciando, gradativamente, do predomínio da Igreja.”

(RAMOS, P.A. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes e suas consequências. In PAULO, B.M. Psicologia na Prática Jurídica. Rio de Janeiro: Impetus, 2009).

Sobre as consequências da privação do amor materno na primeira infância, causadas inclusive pela institucionalização, segundo John Bowlby, no livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”, analise as afirmativas a seguir.

I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele.

II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração.

III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime.

Assinale:

Considerando a Resolução nº 008/2010 do Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo perito é o profissional