limpar filtros
Questões por página:

Dentre as muitas correntes teóricas que contribuem para o trabalho em saúde, podemos distinguir três grandes enfoques: o biomédico, o social e o psicológico. Cada uma dessas três abordagens é composta de várias facetas, no entanto, pode-se dizer que existe em cada uma delas uma tendência para valorizar mais um tipo de problema e alguns tipos de solução, muitas vezes de uma forma excludente. Nesse contexto, a proposta da Clínica Ampliada busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas. Para essa abordagem do paciente, é necessário um compromisso ético profundo. São características da Clínica Ampliada:

Questão Anulada
Os testes psicológicos são instrumentos de uso privativo dos psicólogos e podem ser utilizados em vários contextos de atuação desse profissional, com fins diagnósticos e interventivos. Problemas na formação do profissional na área de Avaliação Psicológica foram identificados pelo Fórum de Discussão promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CPF,1997), sobretudo no que se refere à deficiência e à carência de fundamentação teórica. Coma preocupação de retratar o ensino das técnicas de exames psicológicos no Brasil, Alves, Marques e Alchieri (2001) fizeram levantamento de 65 programas de disciplinas da área de Avaliação Psicológica por meio dos coordenadores de diversas universidades. Qual das categorias apresentadas abaixo está corretamente associada ao tipo de teste?
Podemos encontrar na obra freudiana duas teorias sobre a angústia.Na primeira teoria, que compreende o período inicial até a virada de 1920, Freud acreditava que a angústia seria efeito do recalque, um quantum de afeto que permaneceria livre no aparelho psíquico. Na última teoria da angústia, após o texto “Inibição, sintoma e angústia” (1926), Freud admite não ser mais possível sustentar sua posição inicial e não coloca objeções quanto a pensar uma origem dupla para a angústia, as quais nomeou:
No texto “O problema econômico do masoquismo” (1924), Freud constata que, no masoquismo, a dor e o desprazer podem constituir-se como metas pulsionais, deixando o princípio do prazer paralisado, narcotizando sua função de guardião da vida psíquica. Esse incômodo que o masoquismo desperta, levou Freud a distinguir três tipos de masoquismo. São eles:

Em “Luto e Melancolia”(1917), Freud trabalha os modos como o sujeito responde à perda de objeto. No caso do luto, o trabalho psíquico é livrar toda a libido de seus enlaces com esse objeto perdido, enquanto namelancolia: