limpar filtros
Questões por página:
Um médico é contratado para atuar no INSS, na área de perícias. Em uma ocasião, por força das suas funções, ele é convocado para prestar depoimento como testemunha em processo criminal.

Nesse caso, de acordo com as normas de conduta impostas ao médico que exerce funções de perito no INSS, ele deve
Um médico do trabalho exerce suas funções em uma empresa fabril. Em determinada semana, recebe uma funcionária para atendimento. Após a realização de exames, constata-se que a funcionária está grávida de gêmeos. O médico faz-lhe algumas recomendações e remete o laudo para a gerência da empresa. Com o laudo em mãos, a gerência solicita informações ao médico para decidir sobre quais atividades a funcionária poderia desempenhar ou se o melhor seria colocá-la, desde logo, em licença pelo INSS.

Nos termos da Resolução CFM nº 1.488/1998, com as atualizações devidas, nesse caso, deve o médico orientar a empresa a

Um funcionário trabalha diuturnamente com equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo.

Segundo a NR 17 do Ministério do Trabalho, os equipamentos utilizados nesse tipo de serviço devem, dentre outras regras,

O funcionário responsável pelo cumprimento das regras da NR 9 do Ministério do Trabalho resolve organizar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Para tal, reúne sua equipe e determina que seja realizado um planejamento com estabelecimento de metas, prioridades e um cronograma.

Depois de pronto, esse planejamento deverá ter validade de quantos meses?
Imagine-se diante de um profissional extremamente qualificado, dinâmico, perfeitamente apto a assumir papéis de liderança ou de grande responsabilidade, além de idealista, a ponto de exigir muito de si mesmo, inclusive para alcançar metas de grande complexidade. As possíveis sobrecargas e/ou a frustração no desempenho do trabalho podem originar um quadro inicial de tédio, com manifestações preliminares de irritabilidade e mau humor, secundado pela eclosão de um quadro clínico caracterizado por agressividade, perturbações do sono, depressão, perda do ânimo e desinteresse pelo trabalho. Em alguns casos, pode surgir, ainda, uma real intolerância, ou até mesmo um estado de saturação emocional, em que não seja mais possível suportar o contato com aqueles que eram objeto de sua dedicação.

Essa psicopatologia do trabalho denomina-se Síndrome