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“De modo geral, o ensino de História [no Brasil] pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade do século XIX, com a introdução da disciplina no currículo escolar. [...] O segundo momento ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 deste século [XX], orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista.”

(BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: História. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.19.)

Assinale a opção que associa corretamente um “grande momento” à sua respectiva iniciativa.

Em 1891, o Papa Leão XIII assinou a Encíclica Rerum Novarum. Foi o sinal mais claro de uma mudança que ocorria na Igreja Católica: a formulação de uma doutrina social cristã representava um posicionamento oficial inédito acerca da posição a ser assumida pelos católicos diante de questões terrenas.

Com base no texto acima, assinale a opção correta.

Sobre as origens do ideário democrático no século XIX, leia o trecho a seguir.

A democracia não é um começo: não foi ela quem derrubou o Antigo Regime. São raros os contatos diretos entre o Antigo Regime, que se acaba, e a democracia, que se inicia: entre os dois, interpõe-se de ordinário a idade liberal, que lança um traço de união, opera uma transição entre as duas sociedades. A democracia, portanto, nem sempre teve de se opor de forma direta ao Antigo Regime, nem teve de combatê-lo de frente (salvo na Europa Oriental). O liberalismo é que é seu adversário habitual; mas ela também é sua herdeira, com as instituições estabelecidas pela sociedade liberal (...).”

(RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 2004.)

O autor do texto acima ressalta a oposição entre liberalismo e democracia, que vigorou durante boa parte do século XIX.
Assinale a opção que apresenta a característica presente em muitos sistemas políticos liberais da primeira metade do século XIX, que era combatida pelos defensores da democracia.

No final do século XVIII, duas potências europeias emergentes passaram por revoluções que construíram os pilares econômicos e políticos do Mundo Contemporâneo. Após o desencadear da “dupla revolução”, Inglaterra e França seriam também os principais rivais em um conflito de proporções continentais que provocaria grandes mudanças no mapa da Europa.

De acordo com o enunciado acima, essa guerra é conhecida como

A respeito do Iluminismo, leia o trecho a seguir.

“É significativo que os dois principais centros dessa ideologia fossem também os da dupla revolução, a França e a Inglaterra; embora de fato as ideias iluministas ganhassem uma voz corrente internacional mais ampla em suas formulações francesas (até mesmo quando fossem simplesmente versões galicistas de formulações britânicas).”

(HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.)

As formulações francesas do Iluminismo estão associadas às transformações políticas mais importantes da “Era das Revoluções”.

Assinale a opção que indica uma dessas transformações, ocorrida na França revolucionária, que já era realidade, na Inglaterra, em 1789.