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“Sistemas eletrônicos de comunicação, indo da automação de organismos (cibernética) à informatização a distância (telemática), levaram à instauração do princípio da virtualidade, acelerando o transporte da informação, a transmissão de dados e, sobretudo, a transferência do sentido. Uma nova esfera de trocas se deixa assinalar por uma paradoxal 'imaterialidade concreta', representada pela nova 'espacialidade eletrônica'” (POLISTCHUK; TRINTA, 2003, p.46). O ambiente descrito atende pelo nome de:
Os estudos da comunicação que analisam a cultura sob a ótica da Indústria Cultural informam que “a cultura, transformada em mercadoria, perde sua característica de cultura e se transforma em valor de troca que ajuda, por sua vez, a reproduzir o sistema. Onde a mercadoria reina absoluta, tudo precisa se transformar em mercadoria: a arte, as ideias, os valores espirituais, as invenções, a criação” (GUARESCHI, 1991, p.63).
Esses estudos encontram suporte na
Pierre Lévy, teórico da cibercultura, defende a hipótese de que a revolução do ciberespaço vai reestruturar profundamente a esfera pública mundial, o que terá profundas repercussões sobre a vida democrática. Para ele, a nova esfera pública surgida com as novas tecnologias “tem três características essenciais e importantes se quisermos tirar todas as conclusões referentes às novas formas de governança” (LÉVY, 2003, p.369 e 375). São elas:

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e procurar, receber e difundir informações e ideias por quaisquer meios de expressão, independentemente de fronteiras” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos). Esse direito refere-se à

A Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011, em vigor desde 2012, garante o direito fundamental de toda pessoa solicitar e receber informações públicas dos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e de todos os poderes e órgãos públicos.
Essa lei é conhecida como