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Em dezembro de 2015, o Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública do Estado do Paraná encerrou suas atividades com resultado positivo, ou seja, tudo que fora previsto de receita, entre despesas e custos foi sanado, restando um pequeno lastro financeiro. Para o exercício de 2016, as previsões de custos e despesas aumentaram, preocupando os administradores do fundo. Segundo o Título VI da Lei Complementar Estadual – PR n° 136/2011, o que será feito com o lastro financeiro gerado no exercício de 2015:
No início de 2017, o Estado do Paraná honrou seu compromisso e efetivou o pagamento de uma de suas dívidas públicas no valor de R$ 752.355,78, sendo o valor do principal amortizado R$ 600.000,00 e os juros da dívida pública no valor R$ 152.355,78. Nesse sentido, pode-se classificar as despesas com amortização do principal da dívida e juros da dívida amortizados, respectivamente:
Uma jovem universitária foi contratada para trabalhar em uma empresa para receber um salário de R$ 1.750,00. Devido à distância entre o seu trabalho e sua universidade, resolveu comprar um carro para facilitar sua locomoção. Deste modo, fez um financiamento no valor de R$ 20.000,00 em 60 vezes, a uma taxa de 1,5% a.m., pelo sistema PRICE. Ressalta-se que, para este caso, o valor máximo de pagamento mensal é estimado em 30% do salário bruto. Determine o valor da prestação mensal desse financiamento.
Um comerciante recebeu, no meio do mês, uma excelente oferta de compra de material para sua empresa no valor de R$8.000,00. No entanto, por estar desprovido de recursos, precisou tomar um empréstimo junto ao seu banco, em parcelas de 15 vezes a uma taxa de juros 2,5% a.m. Determine o valor da última prestação do empréstimo, lembrando que o Sistema de financiamento usado é o SAC.
O Governo do Paraná no início de 2017, iniciou a construção de uma nova unidade de saúde no interior do Estado, obra com o orçamento previsto na LOA – Lei Orçamentária Anual. Este novo imobilizado é classificado como uma despesa: