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O Inventário de Habilidades Sociais – IHS é um instrumento que se pauta na compreensão de que as habilidades sociais consistem em classes de condutas existentes no repertório de comportamentos de um indivíduo, que compõem um desempenho socialmente aceito. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A fidedignidade do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os escores das duas aplicações teste-reteste.

II. A validade concorrente do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os dados deste inventário e os da Escala de Assertividade de Rathus.

III. Uma avaliação ou julgamento a respeito da adequação do comportamento de uma pessoa e do efeito que produz em uma determinada situação é denominado por competência social.

IV. O aspecto analítico dos comportamentos verbais e não verbais necessários à competência social, inclusive a necessidade de autoafirmação e defesa dos próprios direitos, que pode ser entendida como assertividade, constituem o repertório de habilidades sociais.

V. O IHS demonstra fidedignidade e estabilidade temporal, já que os estudos com método do teste-reteste evidenciaram correlação alta e significativa, sobretudo corroborando estudos anteriores, quando a administração do instrumento foi em amostra menor e não aleatória.

Estão corretas apenas as afirmativas

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As qualidades psicométricas de um instrumento psicológico são fundamentais para o planejamento da avaliação e testagem psicológica. A respeito das qualidades da BPR-5, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um instrumento que se mantém com seu propósito, avaliando uma única dimensão a partir de diferentes conteúdos.
( ) A BPR-5 quando utilizada em amostra estudantil em nível universitário permite obter coeficientes de correlação e estrutura fatorial distintos dos estudos desenvolvidos em amostras com estudantes de ensino fundamental e médio.
( ) A BPR-5 possui um único fator responsável pela maior parte da variação entre os escores nos subtestes, o qual se associa a uma medida composta por processamento visual, habilidade quantitativa e inteligências fluída e cristalizada.
( ) Nos subtestes da BPR-5 foi possível verificar que, em relação à validade de critério, as correlações são altas com todo o desempenho escolar, embora, em alguns momentos, 29% da variância das notas seja compartilhada com as semelhanças de raciocínio.
( ) O subteste da BPR-5 que demonstra maior associação com as notas escolares é o RA, o que sugere coerência, visto que o componente específico avaliado por ele é a inteligência cristalizada, que se refere à extensão e à profundidade do conhecimento adquirido.

A sequência está correta em

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Com base nas informações sobre a BPR-5, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um teste que se fundamenta nas principais e mais recentes concepções fatoriais de inteligência, avaliando, simultaneamente, o fator g de Thurstone (1938) e nos fatores específicos de Sperman (1927).

II. O subteste RA associa-se à inteligência fluída e à inteligência cristalizada, o que permite a um sujeito definir a extensão e a profundidade do conhecimento de linguagem.

III. O subteste RM associa-se parcialmente à inteligência fluída e aos conhecimentos práticos mecânicos, os quais são adquiridos principalmente no cotidiano e permite integrar informações em textos com ilustrações de situações-problema.

IV. Todos os subtestes da BPR-5, exceto o RM, possuem formato que requerem o emprego de raciocínio indutivo e conhecimentos de procedimentos, tais como a codificação da informação, os quais consistem na recuperação ou seleção de atributos relevantes.

V. Os estudos de validade da BPR-5 (Primi e Almeida, 2000) evidenciaram que os coeficientes apresentam níveis aceitáveis, os quais podem ser melhorados se o limite de tempo para resposta for aumentado, o que já ocorreu na atual edição do teste.

Estão corretas apenas as afirmativas

A avaliação psicológica se remete quase invariavelmente aos testes psicológicos. Porém, não se restringe a eles, abarcam entrevistas, observação de comportamentos e dinâmicas de grupos visando maior conhecimento acerca do indivíduo ou grupo avaliado. No que tange aos instrumentos psicológicos, a sua preparação exige algumas condições necessárias para assegurar a qualidade e uso seguro desses instrumentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas condições.

As técnicas de exame psicológico têm por finalidade propiciar o conhecimento dos procedimentos de normatização e padronização dos testes psicológicos, as qualidades psicométricas, as instruções para aplicação, a interpretação e síntese dos elementos apurados por meio dos testes. Os testes, por sua vez, exigem rigor psicométrico. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A validade se correlaciona positivamente com a probabilidade de oferecer predições longitudinais.

II. Profissionais treinados apresentam grau de concordância satisfatório quanto à pontuação de suas variáveis.

III. Os dados normativos de uma determinada população podem ser extrapolados a outras populações, utilizando-se coeficientes representativos.

IV. As estimativas do grau de fidedignidade indicam que ele fornece informações precisas, isto é, que os resultados têm variância de erro mínima, sendo próximos dos valores reais.

Estão corretas apenas as afirmativas