limpar filtros
Questões por página:

O uso de analgésicos de ação periférica é muito comum em odontologia, porém o profissional deve estar atento aos efeitos colaterais destas substâncias, principalmente pelo uso prolongado. Correlacione as colunas de acordo com os principais efeitos colaterais das drogas mais comumente utilizadas para controle da dor.

A. Irritação da mucosas gástrica e alteração da agregação plaquetária

B. Hepatotoxicidade

C. Agranulocitose

D. Aumento do risco cardiovascular e renal

E. Antagonismo dos efeitos anti-hipertensivos de inbidores da ECA e diuréticos

( ) Ácido acetilsalicílico

( ) Dipirona

( ) AINES inibidores seletivos de COX – 2

( ) AINES inibidores não seletivos de COX

( ) Paracetamol

A sequência correta é

Um paciente apresenta lesão periapical no dente “23”, refratária ao tratamento endodôntico e prótese fixa com pino intrarradicular extendendo-se até 5 mm aquém do forame apical. O procedimento indicado nesse caso é a:
A indicação de cefalosporinas de primeira geração, como a cefalexina, o cefadroxil, a cefalotina ou a cefazolina para tratamento de infecções odontogênicas é baseada na ação dessas substâncias contra bactérias aeróbias gram-positivas encontradas na cavidade bucal. Porém NÃO são indicadas como primeira opção para infecções graves porque:
São classificados como tumores odontogênicos de origem epitelial, EXCETO:
Um paciente, ainda com edema pós-cirúrgico, apresenta discretos sinais e sintomas de infecção pós-operatória. Os exames complementares que devem ser solicitados para confirmar ou não esta suspeita são: