FUNDEPES - 2016 - IFAL - Pedagogo
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Dadas as afirmativas em relação à escolha de diretores na escola, I. A escolha do diretor por indicação política está relacionada com as formas mais usuais de clientelismo. II. A escolha do diretor por indicação política pode beneficiar candidatos que se opõem à força do prefeito ou governador. III. A escolha do diretor pela carreira representa uma tentativa de aplicação no setor público da meritocracia. IV. A escolha do diretor por indicação política contraria as práticas autoritárias ou a forte ingerência do Estado na gestão escolar. verifica-se que estão corretas
Dadas as afirmativas quanto aos princípios pedagógicos de Pestalozzi, I. A educação consiste no desenvolvimento das capacidades humanas, para o que se ensina o aluno a memorizar, a saber executar e a repetir. Por isso, é preciso educar o espírito (cabeça), a emoção (coração) e a ação (mão). II. A educação deve seguir a natureza: criança como planta que se desenvolve. É preciso descobrir as leis do desenvolvimento natural, intelectual, físico, moral. III. Na educação, a impressão sensorial é o alicerce de todo o conhecimento: primeiro as coisas, depois as palavras (lições das coisas). IV. As lições (a aula) visam fazer o aluno memorizar conteúdos, para formar na mente impressões sensíveis a uma realidade prática e direta. verifica-se que estão corretas
[...] Constitui-se na previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo do bimestre, semestre e ou ano letivo. É um plano que foi planejado como um mapa que guia o professor para que alcance os objetivos previstos no planejamento. Deixa muito claro o tempo de duração, os objetivos, o conteúdo programático, as estratégias de ensino, os recursos didáticos e os procedimentos de avaliação, identificando muito bem que instrumentos devem ser utilizados e os critérios. [...] EVANGELISTA, I. A. S. Planejamento educacional: concepções e fundamentos. Revista Perspectiva Amazônica. Santarém, Ano 1, Vol.02, ago.2011, p.65. Disponível em: <http://www.fit.br/revista/doc/2_32.pdf>. Acesso em: 18 set.2016.
A que tipo de planejamento o texto refere-se?
[...] Donald Schõn tem sido apontado como um dos autores que contribuiu para caracterizar o ensino como uma profissão, cuja prática propicia a criação de um conhecimento específico ligado à ação, um conhecimento pessoal, não sistemático e que só pode ser adquirido na prática. Adquirido por tentativas e sujeito a mudanças, não é um conhecimento fixo. As soluções profissionais para as situações práticas não podem ser padronizadas. Ao criar uma nova realidade, no ato de experimentar, corrigir e inventar, no diálogo que estabelece com essa realidade, o profissional da educação estará construindo sua competência profissional de uma forma singular que ao mesmo tempo que incorpora o conhecimento instrumental fornecido pelas ciências básicas o transcende. [...] RIVAS, N. P. P. et al. Formação continuada de profissionais da educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar. Paideia, USP, Ribeirão Preto, fev. ago.1997, p.140. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/n12-13/10.pdf>. Acesso em: 17 set.2016 (adaptado).
Segundo o fragmento do texto, um dos conceitos mais recorrentes na formação de professores e educadores diversos para referirem-se às novas tendências da formação de professores é a


Os processos categorizados pela Taxonomia dos Objetivos de Bloom, além de representarem resultados de aprendizagem esperados, são