limpar filtros
Questões por página:
Entende-se por políticas públicas o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa considerar determinada demanda, em diversas áreas, como o esporte e o lazer. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público. Sobre políticas públicas de esporte e lazer, analise as afirmativas a seguir.
I. Para se implantar um projeto de políticas públicas em um determinado local são necessários vários procedimentos, para que não se realize um trabalho mal feito, ou mesmo, para não começar uma obra e esta ser motivo de frustração para os habitantes da comunidade. Alguns procedimentos que não podem deixar de ser considerados são: conhecimento de quais demandas presentes nessas políticas; informações sobre o tipo de política pública a ser realizada; conhecimento da realidade e características dos sujeitos a serem atendidos; respeito às fases ou ciclos do projeto e/ou programa; dentre outros. II. O lazer e o esporte devem ser associados à educação e à vulnerabilidade social e sua aproximação com temas como qualidade de vida, incentivo à atividade física e inclusão social. Além disso, evidências reforçam a importância da implementação concreta de políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer a nível municipal, estadual e federal.
Assinale a alternativa correta.
O jogo é um fenômeno antropológico a ser considerado no estudo do ser humano. É uma constante em todas as civilizações; esteve sempre unido à cultura dos povos, àsua história, ao mágico, ao sagrado, ao amor, à arte, à língua, à literatura, aos costumes, à guerra. O jogo serviu de vínculo entre povos; é um facilitador da comunicação entre seres humanos. É caracterizado como um fenômeno antropológico e social, porrefletir em cada sociedadeos costumes e a história das diferenças culturais, bem como as influências do contexto no qual diferentes grupos de crianças brincam. Ao longo da história, o jogo assumiu diversos papéis até que, após o século XVI, surgiuuma nova proposta educacional, na qual se estabeleceu uma relação entre o jogo e a educação. Tal relação foi marcada por três principais pontos de vista ao longo das transformações da sociedade. NÃO corresponde a um destes pontos de vista:
Sobre os jogos cooperativos, analise as afirmativas a seguir.
I. O que distingue os jogos cooperativos de jogos competitivos é, principalmente, o fato de não possuírem caráter competitivo ou eliminatório. II. Nos jogos cooperativos, não há vencedores, perdedores, eliminações ou exclusões; ao contrário, busca-se estimular a colaboração e a incompreensão das diferenças, visando à superação de adversidades, limitações, inseguranças e medos entre os participantes.
Está correto o que se afirma apenas em
O esporte, enquanto fenômeno social, reflete as relações sociais estabelecidas na sociedade. Embora este possa parecer um campo onde o negro consegue se incluir e ter uma ascensão social através de um olhar mais cuidadoso, pode-se perceber o preconceito contra a pessoa negra, que enfrenta no campo esportivo as mesmas discriminações sofridas na sociedade. Analisando o preconceito e o racismo presentes nas práticas esportivas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A inclusão das lutas nas aulas de educação física pode contribuir com a diversidade cultural e com a ampliação de atividades corporais dos alunos, auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, ensinando, também, importantes valores de convivência. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. No ensino das lutas, o respeito ao outro, às regras, a solidariedade, a justiça, a tolerância e o repúdio à violência precisam estar presentes intencionalmente na prática do professor. II. O que deve nortear o trabalho com as lutas na escola é a formação de lutadores, e não de cidadãos críticos, participativos e solidários. III. Princípios como o respeito às regras e ao adversário devem ser enfatizados, passando a significar respeito e cuidado com o outro.
Está correto o que se afirma em