limpar filtros
Questões por página:
Leia o texto. “Temos afirmado que a concepção de disciplina escolar está intimamente associada à de pedagogia e à de escola e, portanto, ao papel histórico de cada um desses componentes. Ao concebermos a disciplina escolar como produção coletiva das instituições de ensino, admitimos que a pedagogia não pode ser entendida como uma atividade limitada a produzir métodos para melhor “transpor” conteúdos externos, simplificando da maneira mais adequada possível os saberes eruditos ou acadêmicos.” BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e método.
A autora afirma no texto que
Leia o texto.
“As páginas que aí vão – escrevi-as para vós, meus filhos, ao celebrar a nossa Pátria o quarto centenário do seu descobrimento. Sorri-me a esperança de que encontrareis nelas prazer e proveito. Consiste a minha primordial ambição em vos dar exemplos e conselhos que vos façam úteis à vossa família, à vossa nação e à vossa espécie, tornando-vos fortes, bons, felizes. Se de meus ensinamentos colherdes algum fruto, descansarei satisfeito de haver cumprido a minha missão.” – Afonso Celso. Por que me Ufano de meu país,1908.
Tendo esse livro escolar como exemplo, é correto afirmar que a escola, naquele contexto,
“Em meados da década de 1950, subitamente, irrompeu dos catálogos (...) das gravadoras dirigidas aos negros pobres dos EUA, para tornar-se o idioma universal dos jovens, e notadamente dos jovens brancos”. Eric Hobsbawn. A Era dos Extremos.
Nesse trecho o autor está se referindo ao gênero musical
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História do Ensino Fundamental de 5ª a 9º anos (MEC,1998), as posturas teóricas-epistemológicas, do campo do conhecimento Histórico, contemplam preocupações com
João José Reis (In: Viagem Incompleta) identifica que as formas de resistência coletiva à escravidão eram