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O projeto político-pedagógico é um reconhecido documento para a construção da escola democrática e participativa. Resende (1998) afirma que “a escola contemporânea deve priorizar a competência para a autonomia de decisão, para a criatividade e para a responsabilidade coletiva e, principalmente, para o exercício do aprendizado do espaço coletivo”.
Nesse contexto, quais são dois de seus componentes inerentes, de acordo com a autora?
Piaget (2009) afirma que é importante, do ponto de vista pedagógico, distinguir dois tipos de experiência. Uma delas “consiste no agir sobre os objetos e construir algum conhecimento sobre os objetos mediante a abstração dos objetos”. Trata-se da experiência
Artur está empenhado em refletir sobre sua prática docente e as competências necessárias a seu exercício profissional. Lendo a discussão de Rios (2001), deparou-se com a ideia do professor como um intelectual orgânico, que contribui para as transformações necessárias para a sociedade. Se quiser agir desse modo em sua prática político-moral, Artur necessariamente deve
Discutindo como ampliar iniciativas interdisciplinares, uma equipe escolar decidiu aderir à pedagogia de projetos. Uma das professora disse: “Nunca trabalhei com este método. Como funciona?”
A partir do que propõe Moura (2010), assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a essa indagação.
“Em uma visão progressista, podem propiciar maior autorregulação institucional, em razão da exigência de prestação de contas de um serviço público à comunidade. [Também podem] representar uma ajuda à organização do trabalho na escola e nas salas de aula, gerando uma cultura da responsabilização na equipe escolar”.
Assinale a alternativa que completa corretamente esta reflexão de Libâneo, Oliveira e Toschi (2003).