limpar filtros
Questões por página:
Em 2018, foi lançada a nova versão do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Considerando algumas das principais mudanças dessa edição, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao abdome agudo vascular, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A irrigação do trato digestivo é feita por três artérias principais: tronco celíaco, artéria mesentérica superior e artéria mesentérica inferior. II. A trombose arterial é de ocorrência mais lenta e, por isso, determina uma rica rede de circulação colateral. Quando ocorre a oclusão total, os sintomas aparecerão apenas se a circulação colateral for insuficiente. III. A arteriografia é um exame de grande importância, pois permite identificar o local e a causa da lesão, mas não diferencia a forma oclusiva da não oclusiva, não podendo, portanto, fazer parte do tratamento da lesão. IV. A peritoneostomia pode ser indicada com o intuito de realizar um novo inventário da cavidade após um período de 48 horas em médio, quando há duvida de viabilidade das alças, a fim de evitar ressecções extensas.
Uma das bases da Cirurgia de Controle de Danos (CCD) é que o paciente é incapaz de se submeter a uma abordagem cirúrgica tradicional, precisando de uma abordagem abreviada que controle a hemorragia e a contaminação, acelerando a reanimação agressiva em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A sequência de CCD foi inicialmente descrita em três fases, sendo as fases de fechamento definitivo da parede abdominal (CD IV) e apresentação inicial e reanimação (CD nível zero) adicionadas mais tarde. Em relação às três fases clássicas CD I, CD II e CD III, assinale a alternativa correta.
Um dos principais problemas que atrasam a recuperação do paciente no período pósoperatório é a ocorrência de náuseas e vômitos. Seguindo as recomendações do Protocolo ACERTO para prevenção de náuseas e vômitos no pós-operatório, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Abreviar o tempo de jejum pré-operatório para 2 horas e manter uma hidratação adequada no perioperatório. II. Reduzir o uso de opioides e neostigmina. III. Evitar o uso de anestésicos voláteis e de opioides. IV. Não usar procinéticos na prescrição do pós-operatório imediato e no primeiro dia de pós-operatório.
Sobre os Traumas cervicais, assinale a alternativa correta.