limpar filtros
Questões por página:
No protocolo “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o responsável pelo Checklist confirma verbalmente com as equipes cirúrgica, anestésica e de enfermagem se estão fazendo a cirurgia certa, no paciente certo e no local certo. Qual é o momento adequado para essa confirmação?
Em 1932, Sir David Patten Cuthbertson dividiu a resposta inflamatória ao trauma em duas fases, com base nas alterações metabólicas observadas no organismo. Em relação às características da fase ebb, assinale a alternativa INCORRETA.
Em um paciente politraumatizado, TCE, escala de coma de Glasgow de 5, após garantir via aérea definitiva, você nota piora na saturação de oxigênio, desvio da traqueia para a esquerda e, no exame do tórax, hipertimpanismo e ausência de murmúrio vesicular à direita. Qual é a sequência correta na condução dessa complicação?
Em relação às hérnias inguinocrurais em adultos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Em mulheres com hérnia inguinocrural, o tratamento cirúrgico é indicado, seja ela sintomática ou assintomática. II. No momento de decidir a cirurgia, o motivo principal deve ser o prejuízo na qualidade de vida do paciente com hérnia e não somente o risco de encarceramento ou estrangulamento. III. A ultrassonografia deve ser o exame inicial quando a história clínica é condizente com hérnia e seu exame físico é vago. Em caso de persistência da dúvida diagnóstica, a ressonância nuclear magnética é superior à tomografia computadorizada. IV. A incidência de dor crônica pós‐ operatória com uso de tela ou não é semelhante.
Paciente masculino,62 anos, relata dor e abaulamento em região inguinal direita. À inspeção, nota-se abaulamento sob projeção do triângulo de Hasselbach. À palpação, constatam-se dilatação do orifício inguinal externo e herniação de saco de médio volume. Pela classificação de Nyhus, trata-se de uma hérnia