limpar filtros
Questões por página:
Alguns dos objetivos a serem considerados ao se propor atividades na educação de surdos envolvem os aspectos culturais, aspectos específicos da organização da língua brasileira de sinais, essencialmente visuais, e algumas características específicas dos textos escritos na língua portuguesa. Assinale a atividade/prática por meio da qual o aprendiz surdo terá acesso às diferentes funções e usos da linguagem.
A predominância de recursos didáticos eminentemente visuais pode ocasionar uma visão fragmentada da realidade, desviar o foco de interesse e de motivação dos alunos cegos e com baixa visão. A fim de evitar essas distorções, os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) desses alunos devem:
Analise a imagem veiculada por uma campanha do governo do estado do Rio Grande do Sul, intitulada “Novas Façanhas”, e o texto para responder à questão. Imagem associada para resolução da questão
No dia 23 de abril é comemorado o dia Nacional da Educação de Surdos, data que marca a importância da cidadania para todos, pois educação transmite conhecimento, favorece a aprendizagem, promove a compreensão e possibilita o desenvolvimento cognitivo para transmissão de cultura, permitindo condições de igualdade e de oportunidades. No dia 24 de abril de 2002, o Brasil oficializou a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Lei nº 10.436). A data passou a ser também o dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, que garante o direito da comunidade surda usar sua língua livremente como a principal forma de comunicação, sua língua mãe. O respeito à sua cultura e a promoção da inclusão das pessoas surdas através da sua língua, o acesso a intérpretes nos órgãos públicos e a aplicação de legendas permitem que as políticas públicas sejam efetivadas.
(Disponível em: https://faders.rs.gov.br. Imagens.)
Mediante a análise dos dados de natureza verbal e não verbal, depreende-se que o propósito da criação do Dia Nacional da Educação de Surdos é:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. NÃO são considerados público-alvo do AEE:
mostrar texto associado
De acordo com o texto, um ato solidário isolado, ainda que bem- -intencionado, não pode ser visto como respeito à autonomia e à participação social das pessoas com deficiência. Assinale a alternativa que contempla ações objetivando, especificamente, maximizar a autonomia da pessoa com deficiência.