limpar filtros
Questões por página:
A importância da conduta ética no trabalho
Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.
(Por: José Roberto Marques) (http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-carreira/a-importancia-da-conduta-etica-notrabalho/)
Sobre o contexto enunciado, marque a alternativa incorreta.
A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. (L8078compilado (planalto.gov.br))
Em conformidade com a Lei enunciada, marque o que não se insere no TÍTULO I – Dos Direitos do Consumidor. CAPÍTULO I – Disposições gerais.
Boas Práticas para Serviços de Alimentação - são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Assim sendo, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I - A higiene alimentar diz respeito aos cuidados relacionados ao manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos de modo a diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar, por exemplo. Portanto, deve-se ter como primeiro passo “tomar banho diariamente”. II - Os parasitas como: ameba, giárdia e vermes podem estar presentes no solo, na água e no intestino dos homens e dos animais, podendo então contaminar os alimentos e causar doenças. III - Alguns micróbios, chamados de deteriorantes, podem estragar o alimento, que fica com cheiro e sabor desagradáveis. Outros micróbios, quando presentes nos alimentos, podem causar doenças, sendo chamados de prejudiciais à saúde ou patogênicos. IV - Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura; os micróbios prejudiciais à saúde. podem se multiplicar em temperaturas entre 5ºC a 60ºC (chama- da zona de perigo). Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo (em torno de 37ºC)
Os sintomas da toxinfecção alimentar podem se apresenta por: náuseas, vômito, febre, cólicas intestinais, diarreia, coceira na pele, entre outros, depois de ter consumido maionese, frutos do mar ou doce, sem se notar qualquer problema no alimento ingerido. Além disso, cada bactéria é única, tem preferência de alimentos, provoca diferentes sintomas no organismo saudável e possui período de incubação (tempo de demora para surgir os sintomas) que vai de 1 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
(Por: Roberta Stella - Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo - USP)
Entre as “Regras de Ouro” da Organização Mundial de Saúde (OMS) para preparação higiênica dos alimentos, analise as informações seguintes:
I - Escolher alimentos tratados de forma higiênica - convém sempre adquirir leite pasteurizado, em vez de in natura e, se possível, comprar carnes (frescas ou congeladas) que tenham sido tratadas em temperaturas adequadas para impedir a presença de bactérias. II - Consumir imediatamente os alimentos cozidos - Quando os alimentos cozidos se esfriam em temperatura ambiente, os microrganismos iniciam a sua multiplicação. Quanto mais tempo se espera, maior é o risco. O ideal é manter o alimento em temperatura de até 65ºC para o consumo. III - Evitar o contato entre os alimentos crus e cozidos - Um alimento bem cozido pode se contaminar com um mínimo contato com alimentos crus. Esta contaminação "cruzada" pode ser direta, como acontece, por exemplo, quando utilizamos uma tábua para cortar a carne assada e com essa mesma tábua trinchamos a carne crua. IV – O conta dos alimentos crus com os cozidos recebe a denominação de “cruzamento vertical” e deve ser evitada através da lavagem cuidadosa doa alimentos.
Marque a alternativa com a série correta.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I - O congelamento é um método que se utiliza do frio para a preservação alimentícia, sendo considerado um dos mais eficientes sistemas de conservação por maior período de tempo, mantendo-os o mais próximo do seu estado natural e assegurando a manutenção das qualidades organoléticas e as propriedades nutritivas. II - A função principal do congelamento é baixar a temperatura do alimento, a um ponto tal que as mudanças químicas sejam reduzidas e os microrganismos fiquem inativos. Desta forma, as alterações naturais tornam-se retardadas. III - É necessário escolher alimentos de ótima qualidade, recém colhidos, frescos e sadios. IV - As carnes devem estra somente resfriadas, serem de boa procedência e constarem de inspeção sanitária, pois o congelamento não melhora as condições dos alimentos, simplesmente as preserva no seu ponto máximo de qualidade.