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A religião precisa ligar o humano ao sagrado, à transcendência e às divindades de forma precisa e organizada. Como isso acontece na prática?
Pensadores da educação afirmam que o educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando evitando a onda crescente do derrotismo e do desânimo. Portanto, ao considerar essa visão, comunga-se da ideia que o desenvolvimento da personalidade e dos princípios ocorre no meio social. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Todo comportamento tem significado social.
II. Toda pessoa precisa de motivação como a planta precisa de água.
III. Toda pessoa tem poder criador, sendo mais que um simples receptor de estímulos.
IV. O educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando, para isso deve priorizar a religião, orando com os alunos em sala de aula, pedindo força ao transcendente para vencer as dificuldades da vida.
Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
Analise as seguintes assertivas considerando o processo histórico das manifestações religiosas no Brasil, buscando o entendimento de como o Estado brasileiro estruturou a esfera das liberdades sobre as práticas religiosas:

I. A historiografia mostra que as religiões “populares”, ligadas ao imaginário afrodescendente, foram perseguidas durante o século XX.
II. Historicamente, podemos afirmar que o código penal brasileiro de 1890 impôs penas severas para aqueles que praticassem ou incentivassem a prática de outras religiões. Essas penas incluíam a prisão, a multa e até mesmo a deportação. Além disso, o código penal também proibia a publicação de qualquer material que fizesse apologia às outras religiões.
III. É possível afirmar que a liberdade religiosa no Brasil e sua relação com o Estado tiveram várias fases, a tal ponto que o ecumenismo já é uma máxima, e a discriminação, coisa do passado, graças à regulação do Estado sobre os princípios éticos e cristãos.

Quais estão corretas?