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Em relação à Base Nacional Comum Curricular, analise as assertivas abaixo, considerando o que o documento propõe quanto às práticas de alfabetização e letramento:

I. Assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem.
II. Ignora concepções e conceitos já disseminados em outros documentos e orientações curriculares e em contextos variados de formação de professores, já relativamente conhecidos no ambiente escolar e relativos às práticas contemporâneas da linguagem.
III. Prevê que cabe ao componente Língua Portuguesa proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.
IV. Desconsidera a diversidade cultural, ignorando que há mais de 250 línguas faladas no país – indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do português e de suas variedades.

Quais estão corretas?
Para Perrenoud (1998), considera-se como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens. Nesses termos, na concepção do autor, o conceito de avaliação formativa implica, para o professor, na ampliação do sentido de certas práticas. Quais são elas?
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são objetos de conhecimento da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, EXCETO:
Para Vasconcellos (2010), o marco referencial como dimensão fundamental na construção do projeto político-pedagógico é composto de três partes. Quais são elas?
Em relação às teorias relativas da aprendizagem, considere as características abaixo de acordo com Corsino (2003):

Rompe com a ideia de desenvolvimento como processo linear e sequencial.
Caracteriza-se pela distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial.
Não é apenas um conceito cognitivo, mas indica a potencialidade do homem na história.
Mostra que, no momento presente do desenvolvimento, coexistem o passado e o devir do futuro, rompendo com a ideia de desenvolvimento linear.

Em seu conjunto, essas características correspondem a qual conceito?