limpar filtros
Questões por página:
Na Língua de Sinais é possível realizar um sinal com uma das mãos e com a outra produzir outro sinal, além de fazer uso da posição do corpo e das expressões faciais. Portanto, em uma narrativa sinalizada, pode-se utilizar movimentos minuciosos e direção do olhar.
55.png (349×207) Fonte: Albres
Assinale a opção que apresenta recurso(s) de transição utilizado(s) nesta história em quadrinhos.
O Movimento como um dos parâmetros da Língua de Sinais apresenta traços que se referem ao tipo, à direcionalidade, ao modo e à frequência.
Relacione os tipos de movimento às suas respectivas características.
1. Contato 2. Interno das mãos 3. Contorno 4. Dobramento do pulso 5. Interação 6. Torcedura do pulso
( ) Rotação ( ) Retilíneo ( ) Fechamento ( ) De aproximação ( ) Para cima e para baixo ( ) De deslizamento
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
53.png (365×244)
(Adaptado. Interferência do processador morfossintático no processamento da escrita em surdos sinalizadores (BARBOSA, NEVES E BARBOSA,2013)
Analisando o esquema acima, observamos que a construção da competência linguística da pessoa surda é fundamentada na modalidade visuo-espacial, portanto a Libras exercerá ação direta no desenvolvimento cognitivo do aluno surdo e na aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
Assinale a opção que apresenta a interferência da Língua de Sinais na produção da Língua Portuguesa escrita.
Atualmente, observamos uma série de leis em relação à educação de surdos, à sua língua de sinais, à cultura surda e à acessibilidade de comunicação para que a comunidade de pessoas surdas possa ser incluída na sociedade.
Assinale a opção que apresenta o documento que resultou dos movimentos em favor dos Direitos Humanos e contra instituições segregacionistas consolidando a Educação Inclusiva.
O trabalho de Stokoe (1960) deu início a vários estudos da Língua de Sinais. Pesquisas foram realizadas em diversos países, a fim de demonstrar o status linguístico das línguas de sinais, desmistificando concepções inadequadas.
Analise o trecho de uma das concepções que foi apresentada por Karnopp (1994) e Quadros (1997):
“(...) Fazendo- se um exame dos dicionários das línguas de sinais de alguns países, comprova-se que nem todas as pessoas surdas fazem referência a um determinado referente usando o mesmo sinal. Woodward compara 872 sinais da língua de sinais americana e francesa e conclui que, embora estas duas línguas sejam relacionadas historicamente, apenas 26,5% dos sinais são idênticos.”
Sobre o status linguístico das línguas de sinais, assinale a opção que indica um mito.