limpar filtros
Questões por página:
O ensino de Química na educação básica pode ser feito por meio da construção, do exercício e da discussão de três níveis de conhecimento: o fenomenológico, o teórico e o representacional.
Compete ao nível representacional
“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação
“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.
Analise o fragmento a seguir.
O _____ diz respeito ao conjunto de conteúdos, à relação entre eles e, mais ainda, aos objetivos de seu ensino.
Assinale a opção que melhor preenche a lacuna do fragmento acima.
“A outra escola de pensamento defendia o método do peso equivalente. Este media o peso de um elemento segundo a quantidade relativa que reagia quimicamente com uma única quantidade de hidrogênio, ou um equivalente calculável.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química.2002. Zahar.
Na tentativa de estabelecer um peso para o oxigênio, descobriu-se que seu peso equivalente era 8, muito embora o oxigênio tivesse peso atômico 16, já que um volume de gás oxigênio pesava 16 vezes mais do que o mesmo volume de hidrogênio.
O peso equivalente do oxigênio era a metade do seu peso atômico porque