limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Uma das análises mais frequentes na Química Forense é a identificação de impressões digitais. Entre as diversas técnicas usadas está a de “vapor de iodo”. De maneira resumida, essa técnica consiste em aquecer cristais de iodo (I2 ) que, ao sublimarem, formam vapor que se adere a compostos gordurosos da impressão digital, fazendo a revelação.
Nesse processo de aquecimento do iodo ocorre o fenômeno de quebra de interações
mostrar texto associado
A morfina (estrutura representada a seguir) e substâncias análogas a ela possuem atividade biológica diferente de outros alucinógenos pelo fato de também serem dotadas de efeitos narcóticos. Entende-se que, do ponto de vista estrutural, isso se deva à combinação de uma série de fatores como: (i) um anel aromático; (ii) um átomo de carbono quaternário; (iii) um grupo CH2 – CH2 preso a um nitrogênio terciário.
Imagem associada para resolução da questão


Na estrutura apresentada os números de 1 a 5 indicam alguns dos carbonos presentes na molécula da morfina. Aquele que indica o fator descrito em (ii) é o
Um espelho côncavo e outro convexo, de mesmo eixo principal, ambos de distância focal igual a 36cm, estão frente a frente, sendo 1m a distância entre seus vértices. Entre eles deve ser colocado um objeto perpendicular ao eixo principal em uma posição tal que ambos os espelhos conjuguem a esse objeto imagens de mesmo tamanho.
Nesse caso, o objeto deve ser colocado a uma distância do espelho côncavo igual a
Uma pessoa está de pé sobre o piso horizontal de uma sala em frente a uma parede vertical, na qual está colado um espelho plano. Seus olhos estão a uma altura de 1,60m do piso horizontal. Para que ela veja sua imagem de corpo inteiro, qualquer que seja a distância à parede, basta que o espelho tenha metade de sua altura, desde que ele esteja colado a uma altura do piso horizontal igual a
Dispõe-se de três esferas metálicas A, B e C idênticas em material e geometria, isoladas. As esferas A e B inicialmente estão neutras e a esfera C está carregada com carga Q.
Coloca-se C em contato com A até atingirem o equilíbrio eletrostático. Após separá-las, coloca-se A em contato com B.
A carga final de A é