limpar filtros
Questões por página:
O desenvolvimento dos antipsicóticos, drogas dopaminérgicas, permitiu uma mudança de paradigma no tratamento da loucura e explicações possíveis para a gênese da Esquizofrenia. Uma das teorias mais estudadas e aceitas sobre a etiologia da Esquizofrenia é a teoria da dopamina e das vias dopaminérgicas, que tem como principal substrato o efeito clínico que as drogas dopaminérgicas apresentam. Sobre as vias dopaminérgicas e sua relação com a Esquizofrenia, é correto afirmar que suas alterações afetivas tem sido explicadas pela alteração na:
Há muitos anos, os pesquisadores têm buscado verificar se algum ou alguns aspectos no episódio depressivo revelam se o caso se trata de depressão unipolar ou bipolar. Muitas vezes, a escolha do tratamento mais adequado passa por essa observação, embora ainda não haja evidências de sinais ou sintomas patognomômicos de uma ou de outra apresentação. Sobre as diferenças encontradas nessas duas apresentações de depressão, é correto afirmar que na depressão unipolar:
Ao se considerar o diagnóstico de demência, é muito importante excluir delirium, e sabe-se que indivíduos demenciados estão em risco para ocorrência do estado confusional agudo. Dentre as situações abaixo, qual é um predisponente para delirium?
A medicina psicossomática tem sido uma área de interesse no campo da psiquiatria há mais de 50 anos. O termo psicossomático é derivado das palavras gregas psique (alma) e soma (corpo). O termo refere-se literalmente a como a mente afeta o corpo. É lamentável que esse termo venha sendo usado, pelo menos pelo público leigo, para descrever um indivíduo com queixas médicas que não têm causa física e estão “apenas em sua cabeça”. No DSM-5, transtornos desse tipo foram agrupados no capítulo de “Transtornos de Sintomas Somáticos e Transtornos Relacionados”. Sobre esses transtornos, é correto afirmar que:
Embora seja uma condição reconhecida pelos alienistas da Psiquiatria Clássica, a catatonia é uma nova categoria diagnóstica no DSM-5, introduzida porque pode ocorrer ao longo de um amplo espectro de transtornos mentais, mais frequentemente nos transtornos psicótico e de humor graves. Também pode ser causada por uma condição clínica subjacente ou induzida por uma substância. Sobre a catatonia, é INCORRETO afirmar que: