limpar filtros
Questões por página:
Alice,54 anos, com Transtorno Bipolar tipo I, grave, em uso de carbonato de lítio 1200 mg/dia, após difícil estabilização da terapia de manutenção. Sem internações psiquiátricas há cerca de 23 anos. Inicia tratamento para hipertensão arterial sistêmica com o uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia. Três dias após, inicia quadro de náusea persistente, letargia, ataxia, tremor, hiperreflexia de reflexos tendinosos profundos e fala arrastada. Sem outros sinais ou sintomas. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada é:
Bruno,27 anos, mecânico de helicópteros, procura o atendimento psiquiátrico após dois episódios em que perdeu voo em ponte aérea RJ-SP, por sentir-se “imobilizado, com coração palpitando e sensação de que vai enloquecer”, no saguão do aeroporto, ao ouvir o chamado de abertura do portão. Diz que é um voo que costuma “se ver obrigado a fazer” e só tem conseguido com altas doses de bromazepam, que pega com sua avó. Nega dificuldade em outras situações, como multidões ou locais fechados, mas descreve muito medo de que o avião apresente falhas e caia. Diante do quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Sobre o TOC, é correto afirmar que:
Sobre fatores de risco e prognóstico para o Transtorno Depressivo Maior (TDM), é correto afirmar que:
Segundo a Lei Federal 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990, Art.2°, assinale a alternativa que indica corretamente como os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados.