limpar filtros
Questões por página:
No planejamento das visitas domiciliares e demais atividades na comunidade é necessário que o Agente comunitário, e toda a equipe de saúde, organize suas ações avaliando a necessidade de acompanhamento, com maior frequência, às famílias em risco e grupos prioritários. Acerca dos grupos prioritários, julgue os itens:
I- pessoas com deficiência; II – adolescente atleta saudável; III- pessoas com Hanseníase; IV- usuário de droga.
Agora, assinale a opção correta.
A “escuta qualificada e comprometida com a avaliação do potencial de risco, agravo à saúde e grau de sofrimento dos usuários, considerando dimensões de expressão (física, psíquica, social, etc) e gravidade, que possibilita priorizar os atendimentos a eventos agudos (...) conforme a necessidade, a partir de critérios clínicos e de vulnerabilidade disponíveis em diretrizes e protocolos assistenciais definidos no SUS” diz respeito à prática de: (PNAB,2017)
O planejamento das ações deve fazer parte da rotina das equipes de saúde, quanto mais complexo for o problema ou a estratégia a ser implementada, maior será a necessidade de planejar as ações para garantir os melhores resultados. Qual das etapas do planejamento das ações tem o potencial de auxiliar na reprogramação das ações e deve acompanhar todas as fases deste processo?
O princípio do SUS, descrito na Política Nacional de Atenção Básica (2017), como “ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade”, é denominado:
A Saúde da Família é definida pelo Ministério da Saúde como estratégia prioritária para organização e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil. A equipe mínima que deve compor a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Marque a alternativa que apresenta corretamente a quantidade mínima por categoria profissional na composição de uma equipe da ESF.