FGV - 2022 - SEAD-AP - Cuidador
limpar filtros
Questões por página:

“Um grupo de professores e cuidadores organizou um projeto de brincadeiras inclusivas para todos os estudantes do Ensino Fundamental I participarem em conjunto: Vôlei Sentado e Pique Sensorial. A modalidade do vôlei foi flexibilizada com o uso de uma bola diferente e a criação de novas regras. Foi observada a necessidade de repetir o jogo mais vezes para que dois alunos com Transtorno do Espectro Autista se acostumassem com a participação. O jogo do pique sensorial começava com todos vendados, um jogador “pegador” deveria encontrar os demais, orientando-se pelo barulho produzido pelos guizos, distribuídos para os estudantes em forma de pulseira. A brincadeira fez com que todos experimentassem a sensação de, sem a visão, usar outros sentidos pouco requeridos em atividades motoras”.

Adaptado com base na experiência disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vRRaTFpE57g&t=6s


Com base no relato, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um objetivo do projeto.

Leia as considerações de um filósofo sobre como “se tornar ético”.


“Gostaria de atribuir um lugar de honra a um sentimento forte, como é a indignação que preza a dignidade do outro tanto quanto a própria. A recusa de humilhar exprime em negativo o reconhecimento daquilo que faz a diferença entre um sujeito moral e um sujeito físico, diferença que é chamada de dignidade”.

Adaptado de RICOEUR, P. Éthique. In: CANTO-SPERBER, M. (Ed.). Dictionnaire d`éthique et de philosophie morale. Paris: PUF,2004. p.690-691.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o significado de uma postura ética e inclusiva.

“Atualmente, o número de estudantes com deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento tem aumentado nas escolas e isso se deve às várias implementações de políticas públicas para que, de fato, ocorra a inclusão destes estudantes. Consequentemente, pode-se observar que o profissional cuidador vem ganhando nitidez no contexto escolar devido à Lei Brasileira de Inclusão, por meio da qual são garantidas a esses estudantes não somente matrícula e permanência no ambiente escolar, mas o suporte deste profissional”.

OLEKSZECHEN, J. P. & FONTENELE BATISTA, J. As funções e atribuições do cuidador no ambiente escolar. In Cuidador de aluno no ambiente escolar. Porto Velho,2021, p.11


Sobre a postura do cuidador com as famílias e os professores titulares, é correto afirmar que cabe ao cuidador,

A inclusão escolar e o acesso de crianças com deficiências ao ensino regular são desafios éticos e educacionais para todos os envolvidos.

A respeito da relação entre ética e inclusão, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Implica enfrentar comportamentos discriminatórios, isto é, as diferenças de tratamento baseadas na aplicação de um critério considerado ilegítimo.

( ) Pressupõe recusar estereótipos desvalorizantes em relação às pessoas com deficiência, lutando pelo reconhecimento da importância da diversidade.

( ) Significa o acolhimento de todos na escola regular e deve permitir desenvolver uma sociedade mais aberta à diversidade.


Assinale a opção que indica a sequência correta de cima para baixo:

As famílias de indivíduos com necessidades especiais, associadas ou não a deficiência, tendem a se sentir isoladas e desamparadas para administrar as dificuldades que se apresentam em tal situação.


Este cenário pode ser explicado pelos fatores listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.