FGV - 2022 - SEAD-AP - Pedagogo
limpar filtros
Questões por página:

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/96), a educação é dever da família e do Estado e terá como um dos seus princípios a “Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art.3º, XI).


Considerando o princípio citado, a função social da escola é

Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.
As opções a seguir integram a fundamentação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

Em 2021, o educador Paulo Freire teve sua obra revisitada em inúmeros eventos, por conta do centenário do seu nascimento. Um dos destaques dessa obra é o conceito de Educação bancária. Nas palavras de Freire (1987, p.38), “Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro”. Ainda segundo o autor, a educação bancária estimula contradições.

As opções a seguir expressam uma contradição apontada por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.

Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar (1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL,1988). Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como sujeitos de direitos”.

(SIEMS-MARCONDES; CAIADO,2013).


As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção de uma. Assinale-a.