limpar filtros
Questões por página:
Dentre as bases teórico-metodológicas que devem fundamentar as propostas pedagógicas na Educação Infantil está a ideia de que a criança é:
Para Henri Wallon (GRATIOT-ALFANDÉRY,2010), quando o bebê expressa sua insatisfação por meio do choro, que de início é sua única maneira de se relacionar, fica demonstrada:
“O lúdico (jogo, brincadeira) é a característica fundamental do ser humano” (LIMA,2004, p.33). Assim, pode-se afirmar que, em cada etapa de seu desenvolvimento, a criança brinca e joga:
Para Fanny Abramovich (2006, p.16), “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, livros atuais e curtinhos, poemas sonoros e outros mais...” A presença da literatura infantil na vida das crianças é fundamental, porque:
A inflexibilidade no ambiente de trabalho compromete a construção de relações interpessoais saudáveis. Uma forma de evitar tal postura é: