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“As ameaças à educação brasileira exigem a nossa energia para pautar um debate público que, infelizmente, tem se mostrado quase sempre superficial e perigosamente homogêneo, dominado pelos discursos eficientistas do empresariado e de suas assessorias educacionais. A luta por escolas públicas democráticas, inclusivas, laicas e com liberdade de ensinar depende de nossa disposição para defender projetos educacionais radicalmente democráticos ante o que hoje, na educação brasileira, ganha evidentes contornos de barbárie” (CÁSSIO,2019, p.16). No enunciado reproduzido entre aspas, podese afirmar, da perspectiva de sua organização sintática, que
Souza, Girotto e Silva (2012, p.172) afirmam que o “ato de ler colocando um fim (uma finalidade específica para a atividade leitora) é uma ação da consciência, e como tal é um ato dirigido por condições históricas e sociais; na escola por situações pensadas intencionalmente para a promoção da leitura, situações promotoras de novas necessidades, interesses e motivos humanizadores para/com as crianças.” Essa perspectiva de leitura pode ser considerada uma perspectiva
“Historicamente, do papiro ao pergaminho, do pergaminho ao papel e deste à tela do computador, os suportes propiciaram diferentes configurações textuais que tiveram implicações no modo de organização, estruturação, distribuição e uso do texto, bem como na própria concepção de escrita/leitura. No entanto, há entre essas distintas formas de configuração textual pontos de intersecção que sinalizam para o fato de que o novo, de modo geral, se constitui em decorrência de um processo de deslocamento do antigo, que um dia também foi novo.” (ELIAS,2012, p.87). O conceito de texto que melhor se alinha à afirmação reproduzida anteriormente é o de
No texto introdutório da BNCC referente ao componente curricular Língua Portuguesa, encontra-se a seguinte afirmação: “Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.” (BRASIL,2017, p.67 – 68). Para o alcance deste propósito, estabelece-se como unidade central do trabalho o(a)
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