limpar filtros
Questões por página:
Um paciente de 25 anos apresenta dor abdominal crônica, diarreia, perda de peso e histórico familiar de doença intestinal, mas que ele não sabe explicar bem. A tomografia computadorizada revela inflamação segmentar e descontínua no íleo e no cólon, com hiperrealce da mucosa e edema submucoso. Além disso, observam-se vasos retos engurgitados. Com base nesses achados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é:
Um paciente de 65 anos se apresenta com queixa de disfagia para alimentos sólidos e regurgitação frequente de alimentos não digeridos. No exame físico, é observado halitose e uma massa palpável no pescoço. Foi solicitada uma esofagografia que evidenciou uma imagem sacular com conteúdo de bário posterior à porção cervical do esôfago. Com base nas informações apresentadas, o diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Um paciente de 46 anos, assintomático, foi submetido a um exame de ultrassonografia abdominal de rotina. O exame revelou a presença de múltiplos cistos renais bilaterais, com rins aumentados de tamanho. Além disso, foram observados cistos no fígado e no pâncreas. Com base nessas informações, o diagnóstico mais provável é:
Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos, apresenta febre, dor lombar, disúria, náuseas e vômitos. Os exames laboratoriais revelam leucocitose e piúria. Na tomografia computadorizada, é observado nefrograma heterogêneo, com uma área em formato de cunha, com redução de realce pelo meio de contraste, além de densificação da gordura perirrenal. Com base nesses dados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é:
Na análise de uma radiografia de tórax de um paciente de 52 anos de idade, solicitada por conta de uma queixa de tosse seca, é identificado um nódulo pulmonar solitário com margens bem definidas e calcificações em seu interior. A tomografia computadorizada, realizada em seguida, mostra o nódulo com densidade de gordura e com calcificações. Diante desse achado, a principal hipótese diagnóstica a ser considerada é: