limpar filtros
Questões por página:
Nos escritos de Maquiavel, pode-se perceber sua compreensão do homem como naturalmente um ser desejante. O autor argumenta que o que está na essência do mundo social é o conflito, e a partir disso, se compreende a política como uma medida para a instauração de um equilibro entre as forças que se opõem. No argumento do autor existem duas principais forças opostas que podem ser identificadas, assinale a alternativa que as apresenta.
Max Weber sistematiza uma importante análise acerca da relação entre a economia e a religião em, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”. Nesta importante obra da sociologia podemos identificar o percurso analítico do autor para entender a questão relacional entre o fortalecimento do sistema capitalista e a ascensão do protestantismo. Sobre as ideias defendidas em tal obra, assinale a alternativa correta.
A Antropologia como uma disciplina científica é localizada historicamente no final da segunda metade do século XIX. É nesse momento em que os antropólogos começaram a se preocupar com a sistematicidade das investigações dessa disciplina. Uma das primeiras abordagens com intuito científico foi desenvolvido por Lewis Morgan e que defendia que as sociedades passam pelos seguintes estágios: selvageria, barbárie, civilização. Sobre a teoria de Lewis Morgan, assinale a alternativa incorreta.
O livro, As Regras do Método Sociológico, escrito pelo sociólogo Émile Durkheim é um importante tratado que traça uma das primeiras sistematizações de métodos e técnicas para as investigações sociológicas. Em seu livro, o conceito de “fato social” é um importante instrumento teórico metodológico. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O campo de atuação do sociólogo é na análise e investigação dos fatos sociais.
( ) Fato social são fenômenos de ordem coletiva e individual.
( ) Nas investigações sociológicas, é importante que se trate os fatos sociais como coisas.
( ) As principais características do fato social é que eles são exteriores, imperativos e coercitivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na obra “Instituições Políticas Brasileiras”, publicada em 1955, Oliveira Vianna empreende uma discussão acerca da existência, nas sociedades latino-americanas, de um aspecto preponderante no que concerne a vida política. Tal aspecto seria oriundo de um comportamento/escolha das elites políticas, manifestado na discordância entre direito lei e realidade social, e como esta acabou por ditar os contornos da organização política brasileira. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.