limpar filtros
Questões por página:
Ao juntar as dimensões de projeto, dimensão política e dimensão pedagógica, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha a força de um guia, ou seja, aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Para sua elaboração, faz sentido as seguintes problematizações, EXCETO:
A concepção que se tem sobre a relação entre presente e passado é bastante controversa na história da educação. Apesar disso, os profissionais da educação têm a obrigação de conhecer este passado para ter oportunidade de estabelecer as próprias relações e construir suas bases professorais. São aspectos históricos da educação brasileira, EXCETO:
Podemos identificar, a todo tempo, os pressupostos que embasam a ação docente, por meio das falas e das práticas em ambientes educativos. A concepção de conhecimento que o educador adota para si, mesmo que de forma inconsciente, determina, em grande parte, sua prática pedagógica, ou seja, a forma como ele entende que o aluno conhece, tende a direcionar o seu fazer pedagógico, no sentido de que a aprendizagem ocorra. A concepção que subjaz à fala do professor “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” está embasada nos princípios de aprendizagem
A educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer Fundamentos da Educação Brasileira, o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A concepção de educação está diretamente relacionada à concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades, adotando determinada tendência pedagógica. A concepção cuja ideia central é a de que por meio da educação o indivíduo acolha e respeite as diferenças, pois sob a aparente diferença há uma mesma humanidade é a concepção:
“Manifestantes invadiram por volta das 15h30 desta quarta-feira (16/11/16) o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, e gritaram palavras de ordem, como ‘viva Sergio Moro’, em referência ao juiz responsável pela Operação Lava Jato, ‘a nossa bandeira jamais sera vermelha’ e cantaram o Hino Nacional. Alguns dos manifestantes também gritaram palavras de ordem a favor de uma ‘intervenção militar’. Uma mulher usava uma blusa com a frase ‘intervenção já’. O grupo reúne pessoas a favor de uma intervenção militar no país. ‘O general está vindo’ gritavam dizendo ser um prenúncio de situação semelhante à que instalou o Golpe Militar de 1964.” (Disponível em: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2016/11/16/internas_polbraeco,557408/manifestantes-invadem-plenario -da-camara-e-sessao-e-encerrada.shtml.) Em relação a esse movimento, que pede a intervenção militar, e o referido golpe de 1964, é correto afirmar que: