limpar filtros
Questões por página:
O período de chuvas no Brasil faz com que casos de dengue se intensifiquem. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde está monitorando o crescimento da doença no país, já classificada como epidemia. A epidemia caracteriza-se quando
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população, a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Os dejetos humanos podem ser veículos de germes patogênicos de várias doenças, EXCETO:
“Agora é lei. Os agentes de combate a endemias que trabalham no combate ao Aedes aegypti podem realizar entrada forçada em imóveis públicos e particulares abandonados ou com ausência de pessoa que possa permitir o acesso ao local ou no caso de recusa de acesso. As regras para a entrada das autoridades de saúde estão na Lei nº 13.301, de 27 de junho de 2016.” (Disponível em: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/orientacoes-gerais/694-lei-permite-entrada-forcada-em-imoveis. Acesso em: 25/11/2016.)
A entrada forçada em imóveis deve ser feita por profissional devidamente identificado, em áreas com potenciais focos de mosquitos transmissores. Além disso, para ficar comprovada a ausência de uma pessoa que possa autorizar a vistoria, é necessário que o agente realize:
“Pesquisa da Anvisa aponta a laranja e o abacaxi como alimentos com maior risco por agrotóxico. Ao avaliar 12 mil amostras de vegetais diversos, a agência encontrou agrotóxico em nível de risco agudo em 1,11%. Num estudo da Anvisa divulgado nesta sexta-feira (25), foram analisadas mais de 12 mil amostras de 25 tipos de alimentos; a laranja e o abacaxi apareceram como os vegetais com maior número de casos de resíduos de agrotóxicos que apresentam risco agudo para a saúde. A análise ocorreu entre 2013 e 2015.” (Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/pesquisa-da-anvisa-aponta-laranja-e-abacaxi-como-alimentos-com-maior-risco-poragrotoxico.ghtml. Acesso em: 26/11/2016.)
As intoxicações crônicas são causadas pela longa exposição aos produtos contaminados por agrotóxicos, podendo gerar problemas graves. São consideradas doenças graves causadas pela intoxicação, EXCETO:
Cães e gatos já podem ser vacinados “A Campanha de Vacinação contra raiva em animais e o Dia D acontecem em agosto, mas a Prefeitura de Pará de Minas já está com as vacinas disponíveis para quem quiser levar seus animais de estimação para imunização contra a doença a partir do dia 30 de julho. Hoje a única forma de se proteger contra a raiva é através da vacina que é disponibilizada gratuitamente à população.” (Disponível em: http://www.parademinas.mg.gov.br/vacinas-antirrabicas-ja-estao-disponiveis/. Acesso em: 19/11/2016.) Em relação à raiva, assinale a alternativa INCORRETA.