limpar filtros
Questões por página:
Para a realização e o planejamento adequado da terapia fonoaudiológica do paciente apráxico, é fundamental considerar as variáveis fonológicas que interferem na produção. Analise as sentenças a seguir, relacionadas à utilização de cada uma dessas variáveis na elaboração da terapia, e assinale a alternativa CORRETA.
I- Sugere-se que o trabalho seja iniciado com fonemas fricativos e vibrantes, seguido dos fonemas plosivos e líquidos.
II- Começar com fonemas anteriores, seguindo para fonemas médios e posteriores.
III- Uma característica típica da fala do paciente apráxico é o maior número de erros na sílaba inicial. Assim, sugere-se que a sílaba inicial seja justamente aquela em que o fonema deva ser trabalhado.
Os pacientes com disartrofonia podem apresentar diminuição da amplitude dos movimentos dos órgãos fonoarticulatórios, hipertonia ou hipotonia, incoordenação de movimentos ou redução de sensibilidade. Nesses casos, o trabalho fonoaudiológico tem o objetivo de adequar a força muscular e a extensão dos movimentos, quando possível, aumentar a sensibilidade intraoral e coordenar os movimentos. Sobre as técnicas utilizadas na terapia nesses casos, é CORRETO afirmar:
No desenvolvimento da linguagem, duas fases distintas são observadas: a pré-verbal, quando são vocalizados fonemas sem a formação de palavras; e a verbal quando surgem as primeiras palavras, já com significado. Esse desenvolvimento se processa dentro de padrões, independentemente da cultura. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a faixa etária e as características do desenvolvimento de linguagem esperadas.
Em quadros neurológicos, a qualidade de voz pode ser modificada por alteração de fonte (pulmões e pregas vocais) ou de filtro (estruturas que participam do trato vocal como a faringe, o véu palatino, a cavidade oral). No trabalho fonoaudiológico poderá ser usado como técnica específica para adequar a qualidade vocal:
I- Nos casos de hiperadução glótica, havendo constrição das estruturas supraglóticas durante a fonação, pode-se utilizar a técnica de fonação inspiratória com consequente acionamento das pregas vocais verdadeiras.
II- Para qualidade vocal hipernasal, por incompetência no fechamento do véu palatino ou mesmo por paralisia ou paresias, pode-se utilizar a técnica de emissão de fonemas plosivos.
III- Nos casos de hipoadução glótica, para aumentar a adução das pregas vocais, pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada, com números, meses ou dias da semana; e técnica do bocejo-suspiro.
IV- Para os casos de hipertonia da musculatura extrínseca da laringe, são indicados exercícios com vogais sustentadas com esforço fonatório ou vogais intermitentes com ataque vocal brusco.
Assinale a alternativa CORRETA:
As principais alterações funcionais nos cânceres de boca e orofaringe estão relacionadas à fonoarticulação, mastigação e deglutição, e o tipo e o grau de comprometimento dependerão da localização do tumor, extensão da cirurgia e tipo de reconstrução. Assinale a alternativa CORRETA relacionada aos comprometimentos funcionais após tratamento operatório.