limpar filtros
Questões por página:
O fim do Estado Novo levou o Brasil a redescobrir a extensão e os limites da democracia. O regime democrático de 1946-1964, em meio a crises e turbulências de toda ordem, viu o país avançar na industrialização, ampliar de maneira crescente o número de eleitores e, acima de tudo, transformar radicalmente sua paisagem humana em que a velha sociedade agrária dava lugar, rápida e caoticamente, a uma sociedade urbana. O nacional desenvolvimentismo se consolidou e só foi se esgotar no final da Ditadura Militar.
Acerca desse período histórico é correto afirmar que:
A ditadura militar no Brasil ocorreu entre os anos de 1964 e 1985 autodenominado “revolução militar” pelo seu Comando Supremo, depois de vitorioso; foi caracterizada pelo regime autoritário, com a restrição de liberdades civis e políticas e pela violência contra a população. Neste período, a sociedade viveu sob uma série de medidas repressivas e limitantes. Sobre a Ditadura Militar é correto afirmar que:
“Quando alguém mencionava, no Brasil dos séculos XVIII e XIX, um africano, o mais provável é que estivesse a falar de um escravo, pois nessa condição amargava a maioria dos homens e mulheres que, vindos da África, aqui viviam. Mas podia também referir-se a um liberto, ou seja, a um ex-escravo. Ou a um emancipado, isto é, um negro retirado de um navio surpreendido no tráfico clandestino. Ou, o que era mais raro, a um homem livre que jamais sofrera o cativeiro. Escravos, libertos, emancipados ou livres, poucos estranhariam as paisagens brasileiras, porque muitas vezes semelhantes às que tinham deixado na África e que se haviam tornado ainda mais parecidas, graças à circulação entre o Índico e o Atlântico de numerosas espécies vegetais, como a mandioca, o milho, o inhame, o quiabo, o coco, a manga, o ananás, o tamarindo, o tabaco, a maconha, o caju e a jaca. Por isso, vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio.”
(SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: UFRJ Editora / Nova Fronteira,2003. p.157).
Acerca da escravidão negra e do tráfico negreiro é correto afirmar:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país. Acerca do IPHAN é INCORRETO afirmar que:
O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) é uma instituição brasileira fundada em 1838 com o objetivo de preservar e divulgar a história e a cultura do país. O IHGB tem uma importância relevante na história do Brasil e tem contribuído para a pesquisa e o conhecimento da sociedade sobre o passado do país. Acerca do IHGB é INCORRETO afirmar que: