limpar filtros
Questões por página:
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da SIDA que promove a deterioração progressiva do sistema imunitário. A respeito da infecção pelo HIV, considere as afirmações:
I O principal objetivo da terapia antirretroviral é manter a boa saúde das pessoas vivendo com HIV.
II Pessoas que estejam com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.
III Somente através da relação sexual se transmite o vírus HIV.
IV É possível o paciente ter HIV e nunca desenvolver a AIDS.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial que pode gerar complicações graves. O profissional de enfermagem deve conhecer os parâmetros de normalidade da pressão arterial (PA) para saber avaliar seu paciente nas situações de urgências hipertensivas. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a HA é caracterizada quando a medida da pressão arterial se mantém com a:
As Infecções em Sítio Cirúrgico (ISC) são as maiores fontes de morbidade e mortalidade entre os pacientes submetidos a cirurgias. A respeito da ISC considere as afirmações:
I Os principais fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento da ISC são de fonte endógena (do paciente) e fonte exógena (externa/fora do paciente).
II Os mais frequentes microrganismos encontrados nas ISCs são aqueles que compõem a microbiota do operado, especialmente os da pele e os do local manipulado durante a cirurgia.
III As fontes exógenas de microrganismos geralmente estão relacionadas à equipe cirúrgica.
IV Outros exemplos de fontes exógenas são, o rompimento de técnicas assépticas, a degermação ou higiene das mãos inadequada.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Os procedimentos cirúrgicos podem ser classificados quanto à urgência cirúrgica, à finalidade do tratamento cirúrgico, ao porte cirúrgico, ao tempo de duração. Além desses, temos também o procedimento cirúrgico classificado quanto ao potencial de contaminação que são:
A – cirurgia limpa. B – cirurgia potencialmente contaminada. C – cirurgia contaminada. D – cirurgia infectada.
Definidos como:
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa.
( ) procedimento cirúrgico realizado em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota abundante.
( ) procedimento cirúrgico, geralmente eletivo, primariamente fechado, sem a presença de dreno, não traumático.
( ) procedimentos cirúrgicos realizados em qualquer tecido ou órgão que apresente processo infeccioso, tecido necrótico, corpos estranhos por exemplo.
A sequência que define corretamente cada classificação do procedimento cirúrgico quanto ao potencial de contaminação é:
A Cadeia Epidemiológica envolve as relações entre os diferentes elementos que levam ao aparecimento de uma doença transmissível, que envolve o agente causador, o hospedeiro e o meio. Um agente é um fator que está presente para a ocorrência de uma doença e pode ser dividido em agente biológico e não biológico. São exemplos de agentes biológicos: