limpar filtros
Questões por página:
O Brasil é referência mundial em vacinas; elas são substâncias que ajudam o sistema de defesa da pessoa a combater infecções de maneira mais eficiente, sendo totalmente seguras, dadas da infância até a vida adulta.
A respeito do calendário nacional de vacina, é correto afirmar que:
A respeito da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), considere as afirmações:
I a conservação dos imunobiológicos nas diversas instâncias da Rede de Frio prevê o tempo de armazenamento e temperatura, variáveis determinantes para a promoção de operações seguras na cadeia de frio.
II o congelamento afeta as vacinas adsorvidas por meio da quebra das ligações existentes entre antígeno e adsorvente, acarretando na formação de grânulos de alumínio, os quais são maiores e mais pesados e, portanto, sedimentam mais rapidamente.
III manter a estabilidade da temperatura das vacinas no armazenamento e no transporte e prevenir o congelamento dos imunobiológicos são etapas críticas para assegurar a qualidade dos produtos.
IV os tipos de embalagens utilizadas com maior frequência para acondicionamento dos imunobiológicos são as primárias, secundárias e terciárias.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Existem dois tipos de precaução a serem adotados para profissionais da saúde: as precauções padrão que devem ser seguidas para TODOS OS PACIENTES, independente da suspeita ou não de infecções, e as precauções específicas que são adotadas quando existe algum modo específico de transmissão da doença e é caracterizada pelo possível isolamento do paciente. Para a adoção da precaução para gotículas, as medidas específicas utilizadas, além da higienização das mãos, são:
A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os 5 momentos para higienização das mãos em sua ordem correta são:
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 15/2012, os artigos hospitalares, de múltiplo uso, são classificados de acordo com os riscos potenciais de transmissão de infecção para os pacientes e para definição dos processos a que serão submetidos, podendo ser artigos críticos, não críticos e semicríticos. São considerados exemplos de artigos críticos, os materiais: