limpar filtros
Questões por página:
O ensino do esporte já foi o conteúdo hegemônico estudado em aulas de Educação Física, e ainda exerce essa hegemonia em muitas escolas brasileiras. Apesar dessa presença marcante, o fenômeno da esportivização das aulas de Educação Física escolar sofre algumas críticas. Assinale a alternativa que, de acordo com Merida e Merida (In: Silva,2013), expressa essas críticas.
As práticas corporais de aventura são propostas como tema de estudo em aulas de Educação Física pela Base Nacional Comum Curricular, porque, segundo esse documento, por meio dessas práticas, são exploradas formas de experimentação corporal centradas

Leia a seguinte descrição de um exercício físico:

Os alunos devem colocar os braços para cima, flexionando um deles de modo que a mão desse braço fique atrás da cabeça. Eles devem segurar o cotovelo do braço flexionado com a mão do outro braço. Delicadamente, devem puxar o cotovelo desse braço por trás da cabeça.

Esse exercício físico tem como objetivo

Analise a seguinte atividade:
Alunos, em duplas e com uma das mãos dadas, correm pela quadra ao mesmo tempo em que fazem um bambolê girar em torno de seus braços. Cada dupla que consegue atravessar a quadra realizando essa tarefa com sucesso, deve se unir à outra dupla e, agora, em quatro pessoas, repetem a atividade. Aos poucos, o número de alunos de mãos dadas vai ficando cada vez maior, até que todos os alunos estejam de mãos dadas, e muitos aros são girados ao mesmo tempo em que os alunos se deslocam.
De acordo com Soler (2006), essa atividade tem como objetivo desenvolver a
Analise a seguinte atividade:
Os alunos organizam-se em duplas, frente a frente, braços à frente do corpo, com as mãos espalmadas e apoiadas nas mãos espalmadas do colega à sua frente. Cada aluno apoia um dos pés no chão e o outro pé fica elevado no ar. O objetivo de cada aluno é fazer com que o colega coloque os dois pés no chão, empurrando-o. Vence aquele que conseguir fazer o outro colocar o pé no chão mais vezes durante um tempo delimitado pelo professor.
De acordo com Boog e Urizzi (2018), essa atividade é um jogo de