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No conto intitulado “O Colocador de Pronomes”, publicado em 1924, Monteiro Lobato ridiculariza a personagem central, Aldrovando, exatamente pelo uso de uma linguagem empolada e descabida, cheia de preciosismos e de palavras incompreensíveis para a maioria das pessoas. Assinale a opção em que a significação (em itálico) do par de vocábulos está coerente com o uso presente no texto.
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Assinale a única opção que está na ordem canônica da língua portuguesa.
Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.

Leia os textos simbolistas I e II.


Texto I

Alucinação

Cruz e Sousa


Ó solidão do Mar, ó amargor das vagas,

Ondas em convulsões, ondas em rebeldias,

Desespero do Mar, furiosa ventania,

Boca em fel dos tritões engasgada de pragas.


Velhas chagas do sol, ensanguentadas chagas

De ocasos purpurais de atroz melancolia,

Luas tristes, fatais, da atra mudez sombria

Da trágica ruína em vastidões pressagas.

Para onde tudo vai, para onde tudo voa,


Sumido, confundido, esboroado, à toa,

No caos tremendo e nu dos tempos a rolar?

Que Nirvana genial há de engolir tudo isto

- Mundos de Inferno e Céu, de Judas e de Cristo,

Luas, chagas do sol e turbilhões do Mar?!


Texto II

Ismália

Alphonsus de Guimaraens

Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar…

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar…

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar…


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar…

Estava perto do céu,

Estava longe do mar…


E como um anjo pendeu

As asas para voar…

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar…


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par…

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar…


Escreva 1 para as características relativas ao Texto I, de Cruz e Sousa; 2 para as características relativas ao Texto II, de Alphonsus de Guimaraens e 3 para o que é comum aos Textos I e II.


( ) Morte como símbolo da eterna busca.

( ) Valorização das sensações provenientes de sentidos diferentes.

( ) Decadência anunciada em todos os elementos da natureza.

( ) Relações entre o mundo visível e o mundo das essências.

( ) Separação da matéria e do espírito sobrevivente às contingências terrenas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

No que concerne ao Parnasianismo, é correto afirmar que