limpar filtros
Questões por página:
No que diz respeito ao Arcadismo no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
Sobre Gregório de Matos (1633-1696), é correto afirmar que

Atente para o que se afirma a seguir sobre o cenário social e político onde se situa a literatura barroca.


I. No início das manifestações barrocas, o Brasil vivia na fase da exploração do ouro, razão pela qual os principais centros urbanos estavam localizados nas regiões ricas em ouro.

II. Como a vida econômica da colônia estava concentrada no Nordeste, explica ser essa a região onde se encontravam os principais artistas e escritores, inclusive por Salvador ser a Capital do Brasil de 1549 até 1763.

III. O olhar crítico de Gregório de Matos revela os aspectos negativos da vida na Bahia e em Minas Gerais nos fins do século XVII. Denuncia com irreverência, a corrupção econômica dos políticos e a corrupção moral dos padres e das freiras.


É correto o que se afirma em

No que diz respeito ao Barroco no Brasil, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.


( ) O marco inicial da literatura barroca brasileira é o surgimento do poema “Prosopopeia”, escrito por Botelho de Oliveira em 1601.

( ) Durante a vigência da estética barroca, importada diretamente da Espanha, nessa altura dominando Portugal, e dos poetas portugueses do século XVI, cultivam-se a poesia, a historiografia, a literatura doutrinária ou de informação da terra e a oratória.

( ) Os principais escritores barrocos em língua portuguesa no Brasil são Botelho de Oliveira, Bento Teixeira, Gregório de matos e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

( ) Como manifestação coletiva do Barroco, mostrando já uma certa estruturação da vida intelectual, surgiram as Academias, que eram grêmios literários ou eruditos, inspirados em modelos portugueses.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.


( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.


A sequência correta, de cima para baixo, é