limpar filtros
Questões por página:
O artigo de Nunes (2000), “Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos”, teve como objetivo realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea. Nessa perspectiva, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )O movimento de Anísio Teixeira em ler e traduzir John Dewey pode ser compreendido como um modo de conhecê-lo e, ao mesmo tempo, não só permitir que novas ideias enxertassem antigas verdades, estendendo-as o suficiente para fazê-lo admitir a novidade, mas também de reconstruir sua identidade com o máximo de continuidade possível. Dewey permitiu a Anísio afastar-se de sua fé religiosa e abraçar a Ciência, criticando a Igreja enquanto instituição histórica e organização política.
( )Anísio Teixeira fez do naturalismo de John Dewey uma ponte entre o pragmatismo jesuítico e o pragmatismo liberal. Essa ponte foi construída pela concepção de homem como uma criatura de hábitos e pela importância que assume, para jesuítas e liberais, a força das personalidades.
( )Do ponto de vista epistemológico, Dewey permitiu a Anísio elaborar uma síntese própria cuja chave é a categoria de reconstrução, forjada no âmbito da crítica filosófica elaborada pelo primeiro, e que introduziu Anísio no pensamento moderno do qual a escolástica o mantivera afastado na adolescência e parte da juventude.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Acerca das tarefas da Escola Pública de Tempo Integral, descrita no livro de Paro (1988), “Escola de Tempo Integral: desafio para o ensino público”, considere as seguintes afirmações:

I- Embora a função pedagógico-instrucional seja a instrução sistemática e programada, uma série de determinantes sociais e econômicos acabaram por levar a instituição a desenvolver atividades suplementares a estas, com objetivo de garantir a própria possibilidade de dirimir a violência na sociedade.
II- Sob o ponto de vista da defesa da função pedagógico-instrucional da escola, não há porque voltar-se contra essas funções supletivas, na medida em que elas se constituam, nas condições concretas da rede escolar, em auxiliares ou viabilizadoras da própria função pedagógica.
III- Historicamente, as propostas visando à escola de jornada completa parecem não estar preocupadas com a manutenção do caráter pedagógico-instrucional, como a função por excelência da escola.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com Freire (2007), a concepção de analfabetismo está relacionada ao fato desta ser encarada ora como uma “erva daninha” (daí a expressão: “erradicação do analfabetismo”) ora como uma “enfermidade” que passa de um a outro, quase por contágio, ora como uma “chaga” deprimente a ser “curada” e cujos índices, estampados nas estatísticas de organismos internacionais, dizem mal dos níveis de “civilização” de certas sociedades. Ainda no mesmo livro, o autor estabeleceu qual a sua compreensão de alfabetização, especialmente, a alfabetização de adultos. Acerca dessa compreensão de alfabetização, considere as seguintes afirmações:

I- A alfabetização não pode ser a das classes dominantes, instaura-se como um processo de busca, de criação, em que os alfabetizandos são desafiados a perceber a significação profunda da linguagem e da palavra.
II- A alfabetização resume-se ao ato mecânico de depositar palavras, sílabas e letras nos alfabetizandos. Este depósito é suficiente para que os alfabetizandos comecem a firmar-se, uma vez que, em tal visão, empresta-se à palavra um sentido mágico.
III- A alfabetização envolve os alfabetizandos em suas relações com o mundo e com os outros. Mas, esse fazer global, fundado na prática social dos alfabetizandos, contribui para que estes se assumam como seres do fazer da práxis.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
No livro “Ação Cultural para a liberdade e outros escritos”, Paulo Freire (2007) escreveu algumas considerações em torno do ato de estudar. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.
A noção de comunidade de aprendizagem é identificada como aspiração e como experiência histórica em todos os países. Sua reativação e expansão no momento atual têm a ver com um conjunto de fatores. Em relação a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA.