limpar filtros
Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Método do catecismo no livro Pequena história do Brasil de J. M de Lacerda,1942, p.91. In.: BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2004, p.68

Com base na imagem acima e quanto ao método de ensino de História utilizando-se do catecismo, assinale a alternativa CORRETA:
A preocupação com a preservação da memória histórica e, por extensão, do patrimônio cultural é fenômeno que vem caracterizando, neste final de século e milênio, um número considerável de instituições, sejam elas públicas ou provadas, organizações não-governamentais, segmentos sociais os mais diversos e figuras destacadas das elites políticas nacionais. (BITTENCOURT,1997, p.128).

Com base na preservação da memória histórica e sua relação com o patrimônio cultural e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado. (MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. Rio de Janeiro: Vitória,1961, p.199. In.: CERRI, L. F. Ensino da História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,2011).

Com base no trecho anterior e quanto à noção de passado histórico, assinale a alternativa CORRETA:
[...] qual é o verdadeiro papel e os objetivos do conhecimento histórico no 1º e 2º graus? Para que estudar história no 1º e 2º graus? É para fazer com que o aluno produza uma reflexão de natureza histórica; para que pratique um exercício e reflexão, que o encaminha para outras reflexões, de natureza semelhante, em sua vida e não necessariamente só na escola; pois a história produz um conhecimento que nenhuma outra disciplina produz – e ele nos parece fundamental para a vida do homem, indivíduo eminentemente histórico. (CABRINI,2005, p.6).

Considerando o trecho acima e as reflexões quanto ao ensino de História, assinale a alternativa CORRETA:
Observando a representação das populações indígenas em diversos livros de História pode-se perceber uma variação significativa entre autores e as mudanças e permanências, ao longo da história escolar, da ação história desses grupos. (BITTENCOURT,1997, p.81).

Com base na história e representação dos grupos indígenas dessas primeiras obras didáticas e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA: