limpar filtros
Questões por página:
Para Freire (1996), saber ensinar não é transferir conhecimento, MAS
Em um plano de aula o último item a ser elaborado pelo professor é:
Vygotsky e Piaget são dois grandes nomes da pedagogia e salientam que o brincar estimula a criatividade, a fantasia e as novas possibilidades de interpretar o mundo, assim como construir relações com os outros. Brincando a criança expressa ideias, emoções, melhora sua autoestima, desenvolve motricidade e raciocínio lógico.
Nesse contexto, assinale com V as afirmativas que apresentam conceitos verdadeiros do brincar e F para os falsos.
( ) Valoriza o lúdico na educação infantil. ( ) Cria bloqueios de comunicação. ( ) Auxilia na aprendizagem. ( ) Garante a conduta de respeito e partilha com outro. ( ) Aumenta a capacidade física e intelectual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Os jogos e as brincadeiras são reconhecidos como o meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecedor, que facilita a aprendizagem desenvolvendo várias habilidades. Sobre a prática de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem analise as afirmativas a seguir:
I - As brincadeiras e os jogos fazem com que a criança estabeleça vínculos sociais, ajustando-se ao grupo viabilizando a aceitação da participação de outras crianças com os mesmos direitos.
II - As brincadeiras e os jogos fazem a criança aprender a ganhar, mas também a perder.
III - As brincadeiras e os jogos permitem uma experiência lúdica a criança, cultivando a fantasia, vivenciando a amizade e a solidariedade, traços imprescindíveis para se desenvolver uma cultura solidária.
IV - Para Piaget (1976), as brincadeiras e os jogos são atividades lúdicas que são o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança.
V - As brincadeiras e os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Alguns pesquisadores afirmam que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas públicas brasileiras, estão sustentadas na ideia de que o professor, agente do processo educativo, ensina, transmite aos alunos seu conhecimento, que passivamente memorizam. Essa afirmação faz com que a escola assuma um papel autocrático, demonstrando que o professor ocupa o centro desse processo, deduzindo-se que para haver aprendizagem basta que o aluno reproduza o que lhe foi transmitido.
O texto se refere as bases de uma escola tradicional que vem cotidianamente sofrendo abalos por parte do/da, EXCETO: