limpar filtros
Questões por página:
A Leishmaniose é uma doença infecciosa; porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Sobre esta doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.
II. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo.
III. Os vetores da leishmaniose tegumentar são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças.

Está correto o que se afirma em
Determinada mulher compareceu a uma Unidade de Saúde apresentando os seguintes sinais e sintomas: febre irregular e prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. Os sintomas apresentados são característicos de Leishmaniose:
“Considerada uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, a depender de alguns fatores, dentre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus e fatores individuais como doenças crônicas, diabetes, asma brônquica, anemia falciforme; porém, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (>38° C), de início abrupto, que, geralmente, dura de 2 a 7 dias.” As características apresentadas se referem à:
Considerando que o saneamento básico é um direito garantido a todos pela Constituição Federal da República sendo uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento da qualidade de vida no país, Jonas desenvolveu um projeto com fincas a melhorar as condições de vida dos moradores periféricos de determinado bairro de sua cidade. Em seu projeto, ele evidenciou que as seguintes necessidades são de competência do município:

I. Abastecimento de água potável. II. Esgotamento sanitário. III. Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. IV. Drenagem e manejo de águas pluviais.

Considerando que o saneamento básico faz parte da política urbana, assiste razão a Jonas no que se afirma em
“Pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e, ainda, fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. Aplica-se em três grandes áreas de estudo, quais sejam, descrever as condições de saúde da população; identificar quais são os fatores determinantes da situação de saúde; e, avaliar o impacto das ações e políticas de saúde.” O conceito anterior refere-se à: