limpar filtros
Questões por página:
Observe a descrição de um conflito que se destaca no cenário geopolítico atual.

Para entender de fato as tensões que envolvem os países X e Y é preciso fazer uma retrospectiva histórica, uma vez que tais tensões vêm de longa data. O marco inicial da guerra entre estes dois países ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2022, por meio de ataques terrestres e aéreos, dando início “operação militar especial” – nome dado pela nação invasora.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60266969.)

Os países X e Y são:
A atmosfera é a camada de ar composta por vários gases que envolvem a Terra, dispostos e combinados de tal maneira que distingue o nosso planeta dos demais astros do sistema solar. Observe a tabela a seguir que trata da composição química da atmosfera terrestre.

Imagem associada para resolução da questão


(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)

Analise as afirmativas a seguir.

I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.

II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.

III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.

Está correto o que se afirma em
As rochas da litosfera, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas e do crescimento de organismos. Desse modo, iniciam-se os processos que resultam em inúmeras modificações na composição química dos minerais e seus aspectos físicos. A tais processos dá-se o nome de intemperismo – fenômeno responsável pela formação do material semi-consolidado que dará início à formação do solo. Sobre a formação do solo, analise as afirmativas a seguir:

I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.

II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.

III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.

IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.

Está correto o que se afirma em
Considerando o espaço de produção do Brasil, pode-se observar que não basta apenas produzir, é necessário ter como escoar a produção, ou seja, ter um bom fluxo de transporte rodoviário, aéreo, ferroviário ou hidroviário. A relação entre a produção e o desenvolvimento é direta com o potencial de investimento para ampliação, manutenção e modernização desses recursos de transporte. Sobre os diferentes fluxos de transportes no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?