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“Baseia-se nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica; é uma concepção propositiva, pois estabelece critérios para a sistematização deste componente curricular no âmbito da escola. Defende que uma proposta crítica de educação física deve partir de uma análise das estruturas de poder e dominação constituídas em nossa sociedade. Tem inspiração no materialismo histórico-dialético e compreende a educação física escolar como uma área que trata, pedagogicamente, um tipo de conhecimento denominado cultura corporal, que visa conhecimento da expressão corporal como linguagem.” As informações se referem à abordagem pedagógica denominada:
Os diálogos em educação física são atravessados hoje pelas intercorrências e informações constantes da internet e dos ambientes cibernéticos que colaboram para a construção e a produção das práticas corporais na atualidade. As linguagens tecnológicas pertencem ao universo juvenil deste século; sendo assim, pensar, produzir, refletir e vivenciar práticas corporais nas aulas de educação física também por meio dos universos digitais (tecnologia, computador, aplicativos, internet etc) é uma nova forma de ser e estar no mundo da cultura corporal de movimentos.
(FARIA,2020. Adaptado.)

O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:

1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.

2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.

São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente:
Sobre os elementos básicos da psicomotricidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Resultado da consciência que o indivíduo toma, aos poucos, da experiência do corpo e da maneira como ele se põe em relação ao meio.

II. Tradução de uma predominância motriz levada aos segmentos direitos ou esquerdos; e, em relação a uma aceleração da maturação dos centros sensitivos motores de um dos hemisférios cerebrais.

III. Construção mental de estímulos e interpretação de informações sensoriais. Inclui sensações relacionadas à propriocepção, permitindo perceber as diferenças entre corpo e ambiente ao redor. As experiências perceptivas podem ser concretas ou abstratas, finitas ou infinitas, mensuráveis, projetivas e relacionais, permitindo distinguir entre tamanhos, texturas e posições (grande e pequeno; fino e grosso; vazio e cheio; dentro e fora etc.).

Os elementos da psicomotricidade descritos são:
A teoria de Piaget defende que as estruturas da inteligência são progressivamente transformadas, respeitando-se certa sequência necessária para a incorporação do conhecimento. Com isso, é fundamental que os professores de educação física respeitem a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, propondo atividades educativas compatíveis com tal fase e úteis à evolução infantil.

(Oliveira e Caminha,2014.)

Sobre as implicações pedagógicas alicerçadas nas relações entre a epistemologia genética e a educação física, assinale a afirmativa INCORRETA.
Esta concepção histórica na educação física escolar não estava preocupada com a saúde pública, pois entendia que tal questão não podia ser discutida independentemente do levantamento da problemática forjada pela atual organização econômico-social e política do país. Não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada para o incentivo à busca por medalhas. Ela era, antes de tudo, ludicidade e cooperação; dessa forma, o desporto, a dança, a ginástica etc. assumiram um papel de promotores da organização e mobilização dos trabalhadores; e mais que isso, a educação física serviu então aos interesses daquilo que os trabalhadores historicamente chamaram de “solidariedade operária”.
(GHIRALDELLI JUNIOR,2001. Adaptado.)

A compreensão sobre os aspectos históricos da educação física na contemporaneidade permite situá-la numa posição de destaque na sociedade, graças às grandes movimentações acontecidas em sua formação. De acordo com as informações apresentadas, é possível que se trate da tendência: