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Analise as afirmativas a seguir sobre a história da Educação Física.
I. Após 1964, a educação, de modo geral, sofreu as influências da tendência tecnicista. O ensino era visto como uma maneira para formar mão-de-obra qualificada. II. Na década de 70, o Governo Militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre os Estados) e na segurança nacional, tanto na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas. III. Na década de 80, as relações entre Educação Física e sociedade passaram a ser discutidas sob a influência das teorias críticas da educação: questionou-se seu papel e sua dimensão política. IV. Atualmente, concebe-se a existência de algumas abordagens para a Educação Física escolar no Brasil que resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O esporte é tratado por vários autores como um fenômeno sociocultural, estando em grande evidência em nossa sociedade. O papel dos governos na operacionalização do direito ao esporte, este efetivado como ferramenta estratégica e lúdica de aprendizagem, perpassa
Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o País como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Sobre o tema transversal ética, assinale a alternativa que apresenta a concepção INCORRETA.
A abordagem crítico-emancipatória (KUNZ,1994) é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza a compreensão crítica do mundo, da sociedade e de suas relações, sem a pretensão de transformar esses elementos por meio escolar. Assume a utopia que existe no processo de ensino e aprendizagem, limitado pelas condicionantes capitalistas e classistas, e se propõe a aumentar os graus de liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos. Observando as orientações didáticas,
A classificação das habilidades motoras em categorias gerais permite-nos um melhor entendimento das características que distinguem uma habilidade de outra, e a forma como elas são realizadas e aprendidas. Na perspectiva de classificação unidimensional, apenas uma característica da habilidade é analisada. Sendo assim, assinale a alternativa que indica corretamente classificações unidimensionais para melhor ilustrar as categorias e dimensões de análise de uma habilidade motora.