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Com base em um levantamento histórico e utilizando o método dos mínimos quadrados, uma empresa obteve a equação  para estimar a probabilidade (p) de ser realizada a venda de determinado equipamento em função do tempo (t), em minutos, em que as propriedades do equipamento são divulgadas na mídia. Considerando que ln (0,60) = - 0,51, tem-se que se as propriedades do equipamento forem divulgadas por um tempo de 15 minutos na mídia, então a probabilidade do equipamento ser vendido é, em %, de

Observação: ln é o logarítmo neperiano tal que ln(e) = 1.

Suponha que a quantidade consumida (Y) de determinado produto por uma família depende do preço do produto (X2) e da renda da família (X3). Consultando, aleatoriamente, 10 famílias e considerando Yi como sendo o número de unidades consumidas do produto pela família i (i = 1,2, 3, ... ,10), X2 como sendo o preço unitário (em reais) pago pela família i e X3i como sendo a renda anual (em 1.000 reais) da família i, adotou-se o seguinte modelo linear Yi = β1 + β2X2i + β3X3i + εi para prever Y, em que εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses do modelo de regressão linear múltipla. Utilizando o método dos mínimos quadrados, obteve-se as estimativas dos parâmetros desconhecidos β1 , β2 e β3 , com base nas informações apresentadas pelas 10 famílias. Pelo quadro de análise de variância verifica-se que a variação residual corresponde a 17,5% da variação total. Então, o valor da estatística F (F calculado) utilizado para verificar a existência da regressão, a um determinado nível de significância, é igual a
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A estimativa da variância σ2 do modelo teórico é igual a
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O coeficiente de explicação (R2), definido como sendo o resultado da divisão da variação explicada pela variação total é, em %, igual a
Deseja-se determinar, com a utilização do teste do qui-quadrado, respectivamente ao consumo de um produto em que existem somente as marcas X, Y e Z se há dependência da escolha da marca do produto com relação à classe do consumidor (A, B ouC). Uma amostra aleatória de 160 consumidores, em que cada um citou sua preferência por uma e somente uma marca,forneceu os resultados apresentados na tabela abaixo
 

Verifica-se que ao nível de significância α, o valor do qui-quadrado tabelado, com o respectivo número de graus de liberdade, é inferior ao valor do qui-quadrado observado. Então, considerando o nível de significância α,