Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O comportamento das curvas das espécies Erisma uncinatum (cedrinho) e Mezilaurus itauba (itaúba) deve-se ao fato de que toras mais grossas podem apresentar falhas internas, como rachaduras, ataques por insetos, podridões e ocos.
mostrar texto associado
A explicação para o comportamento da curva da espécie Qualea albiflora (cambará), mostrada na figura acima, está na constatação de que, na maioria das vezes, o desdobro de tora de menor diâmetro resulta em perdas de madeira na forma de costaneiras e refilos com presença de alburno, afetando diretamente o rendimento em madeira serrada; essas perdas são minimizadas com o uso de toras de maior diâmetro.
mostrar texto associado
O desbaste, operação de maior importância para as florestas de ciclo de corte longo, tem por objetivo a produção de madeira e consiste nos cortes parciais em povoamentos imaturos, visando estimular o crescimento das árvores remanescentes criteriosamente selecionadas que se tornarão fonte de material nobre, fornecendo renda durante a rotação.
mostrar texto associado
A escolha do espaçamento é um dos pontos essenciais nos projetos florestais. O espaçamento tem influência ecológica/silvicultural nos incrementos, na qualidade da madeira, na idade de corte, nas práticas de manejo, nos tratos culturais, nas práticas de exploração e nos custos de produção.
mostrar texto associado
A formiga é a praga que causa os maiores prejuízos ao empreendimento florestal, podendo destruir florestas inteiras. O primeiro combate às formigas deve ser feito após o revolvimento do solo, para facilitar a localização dos olheiros.