Filtrar


Questões por página:
De um ponto de vista amplo pode-se dizer que as abordagens teóricas e metodológicas, respectivamente, referem-se às formas especializadas de conceber o mundo ou parte dele e ao caminho a seguir para conhecê-lo; portanto, funcionam como categorias, pois as abordagens relacionam-se ao reconhecimento de aproximações e distanciamentos. Entre as principais abordagens teóricas e metodológicas, podem ser citadas:

I. Pensamento do professor.
II. Pesquisa naturalística.
III. Mediação tecnológica.
IV. Pesquisa cooperativa.

Das abordagens mencionadas anteriormente são classificadas como teóricas apenas o que se afirma em
Devido a sua influência sobre as práticas da cultura corporal de movimentos, a mídia é uma estratégia didática significativa para fundamentar o processo de ensino e aprendizagem na educação física, tanto como meio (educar com a mídia) quanto como fim (educar para a mídia), tendo como objetivo último capacitar o aluno para uma apreciação crítica em relação a ela. Sobre a utilização das mídias e das tecnologias digitais nas aulas de educação física na escola, assinale a afirmativa INCORRETA.
mostrar texto associado
“Na abordagem ______________, a educação tem em primeiro lugar a finalidade da criação de condições que facilitem a aprendizagem, de forma que seja possível o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional do estudante. Tudo o que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação. O objetivo da educação será uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal. Nesse processo, os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A palavra “Pedagogia” tem origem na Grécia, paidós(criança) e agodé (condução). A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós(criança) e agogos(condutor). Portanto, “pedagogo” significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino.
(Disponível https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm.)

Assim sendo, a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. Na visão da professora Amelia Hanze (2011), até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que têm começo as primeiras ideias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental. Segundo a autora, partindo desse princípio, surgiram novas visões do ser pedagogo, como todo profissional sempre influenciável pela sociedade e as mudanças no mundo ou, ainda, as tendências pedagógicas ao longo dos tempos, sejam elas de cunho liberal ou progressista. O século XXI é o século do conhecimento, que exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. No mundo tecnológico em que vivemos, é imprescindível desenvolver novas competências para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem compassos apressados de transformações.

Considerando o exposto, são atitudes indevidas do pedagogo na educação contemporânea, EXCETO:
O termo técnico deriva do grego tékhne, sendo seu significado “arte ou habilidade”. A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, em que se destacam a partir dos anos 70, do século anterior, a pedagogia tecnicista, cujo enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. Todavia, a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas, dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. As técnicas se organizam em torno de procedimentos didáticos, que são passos, atividades, ações que o professor e os alunos desenvolverão durante a realização da aula. Pode-se dizer que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos.

(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)

Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o professor