Filtrar


Questões por página:
Planejar é uma ação indispensável à vida pessoal e também a profissional seja da área da educação ou das demais áreas, alguns fatores que apontam a importância do professor fazer uso do planejamento na prática de suas atividades profissionais. Todo o docente que assim faz torna sua aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
Leia a afirmativa a seguir.
Os próprios alunos podem, por meio da observação, identificar situações que merecem um tratamento investigativo. Vale destacar a importância de não se fabulizar um problema e sim explorar situações reais. Marque a opção CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Comenius chama atenção para a desordem que reina na organização dentro das escolas, na hora de transmitir os conhecimentos, ensinam muitas matérias ao menos tempo, os dias não estão delimitados quanto às atividades às quais se destinarão a cada hora gerando uma aversão às letras e que não chegam, nem de perto, ao piso mínimo das necessidades que o ideal pansófico exige. Esse problema seria resolvido, com o que a Didática Magna sugere como. Marque a opção CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Para compreendermos as teorias na prática da relação aluno e professor podemos observar as possíveis respostas de professores que foram indagados sobre o que eles consideram importante fazer com que seu aluno de fato aprenda:
1. É preciso que o professor saiba transmitir bem o conhecimento acumulado na cultura a que pertence.
2. O aluno precisa estudar bastante, treinando o suficiente para fixar o que aprendeu.
3. O esforço do professor é irrelevante diante de alunos carentes, mal alimentados, vindos de família sem tradição cultural.
4. O professor deve premiar quem trabalha bem e punir com nota baixa quem não se esforça. [...] (ARANHA,1996, p.132)
Conclui-se que a teoria filosófica relatada pelas respostas dos professores questionados por ARANHA é:
Visualizar Questão Comentada
Os diferentes gêneros textuais são definidos por suas características, pela soma do conteúdo, a função, pelo estilo do mesmo e a composição do que será lido, o que significa que em todo texto com função comunicativa, está presente um gênero textual. Analise as assertivas a seguir.
I. Ao ensinar sobre o gênero carta, mostra-se suas partes: Cabeçalho, local, data (as características), que são importantes para o conhecimento do aluno, mas, também é importante se mostrar que se deve pensar em para quem escrever, o que se pretende escrever, a mensagem que se quer passar e quem vai ler esta carta.
II. Ao redigir uma notícia ou escrever frases para um cartaz, sabemos que estamos passando informações para diversos tipos de leitores.
III. Na escola, as cartas devem ser trocadas entre alunos de uma mesma turma ou de turmas distintas, um jornal pode ser criado e distribuído para que os alunos produzam e socializem as informações, ações que ajudam no desenvolvimento e na interação dos mesmos e incentiva o gosto pela leitura e pela produção de textos.
As assertivas lidas anteriormente tratam do mesmo assunto, o uso dos gêneros textuais na aquisição da escrita e leitura, sobre esse assunto, marque a opção INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada